Depois de 500 dias fechada, a Serra do Rio do Rastro será liberada para o tráfego de veículos. A partir das 19h desta quinta-feira (9), os motoristas poderão passar na SC-390 entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A obra de contenção teve intervenções em 25 pontos críticos, onde deslizamentos de terra e rochas eram comuns. No local também foram retirados blocos rochosos e outros materiais que estavam soltos.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, foram instaladas telas metálicas de alta resistência com grampos, para evitar problemas que ocorriam com frequência no trecho, como quedas de bloco e movimentação de massa.
As próximas ações relacionadas à obra devem ser o lançamento de licitação para a instalação da iluminação e a finalização do projeto para a recuperação do pavimento de concreto, segundo Thiago Vieira, secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.
Continua depois da publicidade
Potencial turístico
No mês de novembro, o Governo do Estado anunciou que a proposta da empresa Vallya vai embasar a licitação da construção do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro.
Dentro da estrutura proposta, que será viabilizada com recursos privados, estão: mirante, bondinho, circuito de montain bike, ponte de vidro, lago cênico, pista de patinação interna, estação de ski, tirolesa, mirante panorâmico, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo.
> Prefeita faz alerta sobre concessão de mirante na Serra do Rio do Rastro
Segundo a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), o processo de licitação do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro passará por uma consulta pública com a região da Serra Catarinense, onde serão discutidos os impactos da obra. Uma audiência pública sobre o projeto também deve acontecer na região.
Após esta etapa, a licitação da obra e gestão do equipamento turístico deve ser lançada para encontrar empresas interessadas no projeto. A expectativa é que a licitação seja publicada no início de 2022.
Continua depois da publicidade
Leia também
Família se despede das crianças de Balneário Camboriú mortas em rodovia de SC
Catarinense vai gastar menos no Natal por conta de inflação e queda na renda, diz pesquisa
Balneário Camboriú terá relógio gigante para contagem regressiva no Réveillon