A ponte Trindade, entre o bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, e o município de Schroeder, foi totalmente interditada na tarde desta terça-feira. A decisão de interromper o tráfego de veículos leves foi do prefeito Dieter Janssen (PP) e a Defesa Civil de Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
A estrutura estava aberta em meia pista desde 26 de dezembro, dois anos depois de inaugurada, quando foi constatado que os pilares que sustentam o acesso cederam. Enquanto isso, os moradores que precisam se deslocar entre os dois municípios devem dar a volta pelos bairros Santa Luzia e João Pessoa, em Jaraguá, ou Itoupava Açu, em Schroeder.
Existem três acessos: pelas duas as pontes de concreto do Itoupava Açu e do Santa Luzia, a cerca de quatro quilômetros, ou pela travessia metálica no bairro João Pessoa, a cerca de sete quilômetros, aberta apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas. A Prefeitura também avalia a possibilidade de construir uma estrutura provisória no local para pedestres e ciclistas.
O diretor de Defesa Civil, Maicon da Costa, diz que a ponte foi fechada para evitar o risco de acidentes. No entanto, disse que somente uma análise criteriosa da empresa responsável e dos engenheiros da Secretaria de Planejamento pode constatar se existe a possibilidade de a ponte cair.
Continua depois da publicidade
Ainda não há data para a avaliação ocorrer. Entregue em dezembro de 2010, a estrutura foi construída sobre a base de uma ponte antiga que era de madeira. A obra foi viabilizada por uma parceria entre as prefeituras de Jaraguá e Schroeder e o governo do Estado, com investimento de R$ 465 mil. Por enquanto, não há previsão de quando a ponte será reconstruída.