Neste sábado, 26 anos de tradição estarão na Praia do Campeche em Florianópolis para a 26ª edição do Surfocos, campeonato de surfe da comunidade que se uniu para ajudar amigos a terem os primeiros clientes em um bar que não vendia nada. Uma geração depois, o Surfocos se consolidou no bairro do Campeche, agrega amigos do surfe e incentiva os pequenos a participarem do esporte.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais sobre surfe no Aventura SC

Em 2015 o campeonato conta com 80 surfistas inscritos e está dividido nas categorias Fraldinha, Mirim, Open, Master, Nativo, Nativo Feminino e Do Século. Entre os atletas, muitos acumulam décadas de surfe.

– Somos uma equipe de amigos que quer manter a comunidade unida pelo esporte. Esse campeonato é diferente dos demais, é uma grande integração e se torna um belo encontro – ressalta Ademir Damasco, conhecido como Neném, um dos fundadores do Surfocos.

Continua depois da publicidade

Tradicionalmente realizado no fim de semana de Carnaval, esse ano o Surfocos foi adiado em uma semana devido à forte chuva que atingiu Florianópolis no sábado dia 14 de fevereiro. Neste ano, o evento homenageará o surfista Chico ‘Mumu’, que no ano passado causou grande comoção o seu falecimento enquanto surfava na praia do Caldeirão e também era um dos amigos da comunidade.