Voltou a ser discutida nesta quinta, dia 14, a alta velocidade permitida pelo traçado de rua que vai abrigar as disputas da Copa Clio e da nona etapa da F-Renault. Os pilotos puderam conhecer a pista, inédita para todos, além de analisar o local onde vai ser realizado no domingo, dia 17, a penúltima etapa da competição, na Via Expressa Sul, em Florianópolis. Os competidores elogiaram o circuito, mas os organizadores estão preocupados com a velocidade.

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Os primeiros treinos – que serão realizados a partir desta sexta, das 10h às 17h45min – servirão para os organizadores saberem se as mudanças vão realmente diminuir a velocidade dos carros, que atigem até 240 quilômetros por hora na F-Renault.

O empresário e promotor das duas categorias e ex-piloto da F-1, Pedro Paulo Diniz, reviu todo o traçado e pediu algumas alterações, como a colocação de tachões em locais estratégicos e aumento da curvatura das chicanes.

O objetivo é diminuir a velocidade dos carros na tomada de curvas e garantir maior segurança aos pilotos, que são em sua maioria jovens – média de 17 anos – e estão em seu primeiro ano de aprendizado na categoria.

Nesta quinta, a prefeita Angela Amin visitou os boxes e percorreu parte do circuito na Via Expressa Sul.

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– Tenho certeza de que o público catarinense ficará satisfeito – disse a prefeita, que analisa a competição como um evento que vai trazer retorno institucional e de negócios do turismo para a cidade.

O líder da F-Renault, o paulista Lucas di Grassi (G Force Motorsport) ficou satisfeito com o traçado e disse que a pista está muito rápida e que o asfalto é bem melhor que o de Vitória, onde aconteceu a outra etapa da categoria em Circuito de Rua.

Ele é o único piloto com condições de sair de Florianópolis com o título antecipado da competição, mas prefere ter cautela na pilotagem e levar a decisão para a última prova, em São Paulo.

O principal rival de Grassi na disputa é o também paulista Allam Khodair (Dragão Motorsport). Ele precisa chegar à frente de Lucas de qualquer jeito para ainda sonhar com o título.

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– É uma pista difícil de se fazer ultrapassagens devido à velocidade. Por isso tenho que tentar a pole e fazer de tudo para deixar o Lucas sempre atrás de mim – contou o piloto, que foi o vencedor da prova no Espírito Santo.

Apesar da rivalidade na pista, o líder e o vice são amigos e percorreram juntos o circuito para conhecer o traçado.