Uma luz parece clarear o fim das discussões sobre o contorno viário da Grande Florianópolis, que prevê desafogar o trânsito na BR-101 no trecho entre as cidades de Biguaçu, Palhoça e São José.
Continua depois da publicidade
Após uma reunião, nesta terça-feira, em Brasília, a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definiu que o traçado será a partir do quilômetro 175, em Biguaçu, ao 222, em Palhoça, e que as obras poderão ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.
A decisão foi comemorada pelo prefeito de Biguaçu, que participou da reunião em Brasília. Ele defendeu que a hipótese sugerida pela concessionária, a de iniciar o contorno em Biguaçu no quilômetro 196, ao invés do 175, atingiria o centro urbano da cidade e causaria enormes prejuízos à sua mobilidade, segurança e meio ambiente.
A empresa responsável pela obra, Autopista Litoral Sul, tinha proposto, em 2011, fazer o projeto em duas etapas, primeiro entre os quilômetros 196 a 220 e, depois, cerca os 14 quilômetros restantes.
Continua depois da publicidade
A decisão também foi defendida pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, representando o governador Raimundo Colombo, deputados federais, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Renato Hinnig.
Cobalchini avaliou que com essa reunião termina a polêmica sobre a definição do traçado.
– Agora é só discutir alguns detalhes técnicos do projeto, para saber os locais exatos onde começa e termina o contorno, e iniciar as obras – sustenta o secretário de Infraestrutura.
Reunião no Ibama para acelerar licenças ambientais
Na próxima semana, os catarinenses, acompanhados da direção da ANTT terão uma reunião no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) buscando a aceleração do processo de licenciamento ambiental.
Continua depois da publicidade
O diretor da ANTT, Jorge Bastos, garantiu que, assim que o Ibama liberar as licenças ambientais, as obras devem começar em no máximo 60 dias.
Na próxima semana, técnicos da ANTT e da empresa Autopista Litoral Sul estarão reunidos com os prefeitos de Biguaçu e Palhoça para definir os locais corretos de saída e chegada do contorno.
Em nota, a Autopista informou que “aguarda a emissão da licença do Ibama para iniciar as obras do contorno de Florianópolis, referente ao trecho especificado em contrato”.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a nota, a partir das tratativas da ANTT com a classe política de Santa Catarina, a concessionária começou a desenvolver o complemento do contorno – parte Norte – e que o desenvolvimento deste não impede o início das obras no trecho apresentado ao Ibama.
A empresa ainda não tem uma definição de custo e prazo de conclusão da obra, porque o projeto ainda está em fase final.