Não há mais dúvidas e problemas na definição do traçado do contorno viário da Grande Florianópolis, que está sendo construído para desviar o tráfego de passagem da BR-101. Em reunião na manhã desta segunda-feira, o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues, apresentou os projetos para pontos de impasse e previu a conclusão da obra em dezembro de 2021.

Continua depois da publicidade

– Essa data é uma data prevista. Vamos buscar eficiência para reduzir ainda mais esse prazo, no andar da obra. Algumas licenças ambientais ainda se fazem necessárias, por parte do Ibama, e os processos estão em andamento – afirmou Rodrigues, em entrevista à NSC TV.

Rodrigues destaca que a obra não depende de orçamento ou de qualquer verba de governo. Como os recursos vêm do pedágio, e há obras de porte para solucionar pontos de impasse, como túneis e viadutos, é preciso que Agência aprove a inclusão desses valores extras na tarifa.

Entre os projetos apresentados para solucionar entraves estão a construção de um túnel na ligação entre Biguaçu e São José e de um elevado na travessia sobre a BR-282. O acesso à BR-101 em Palhoça será mais ao Sul.

– De todas as reuniões de que participei foi a mais clara e a melhor. Além do cronograma, foram colocados os entraves. Achamos a ANTT e a concessionária transparentes com as informações – afirma a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, ao Estúdio CBN Diário.

Continua depois da publicidade

A reunião, planejada pelo Fórum Parlamentar Catarinense, irá se repetir a cada três meses, sempre na Grande Florianópolis.

Cerca de 70% das obras do traçado de 51 quilômetros estão em andamento. A obra é feita pela Autopista Litoral Sul, concessionária do trecho catarinense da BR-101, com recursos do pedágio. A previsão original era de conclusão em 2012, mas a obra só começou em 2014. Já foram investidos R$ 95 milhões.

Ouça a entrevista com a Prefeita de São José, Adeliana Dal Pont: