A previsão da Casan de religar no final da tarde de terça-feira a adutora que capta água do Rio Pilões não se confirmou, e os trabalhos seguiram durante a noite em Santo Amaro da Imperatriz. Até as 22h a estatal não sabia responder quando o abastecimento de água seria restabelecido na Grande Florianópolis. Nesta quarta-feira, consumidores da região entrarão no terceiro dia de problemas no abastecimento.

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O conserto já foi realizado e a estrutura recebeu reforço para suportar a pressão, segundo a assessoria de comunicação da Casan. Até às 21h30min, a informação era de que os funcionários estavam realizando testes no sistema. A região de difícil acesso em Área de Preservação Permanente não tem sinal de telefone, o que impede a comunicação com os funcionários da companhia para saber se o serviço foi concluído com êxito.

Conforme a estatal, cerca de 80% da estrutura de 800mm de diâmetro, que capta água do Rio Pilões, já haviam recebido a parte metálica de reforço no início da tarde. A atividade prevista para o restante do dia, porém, era delicada porque o solo extremamente encharcado e instável para receber a tubulação cuja pressão é muito grande dificultava o trabalho.

O problema afeta pontos em São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis. Na Capital, os bairros mais atingidos são Itacorubi, Santa Mônica, Trindade, Agronômica, Carvoeira e Pantanal, além de partes do Centro. A Casan explica que após a adutora ser religada, a água começa a correr nas áreas abastecidas. Não significa que chegará imediatamente nas casas das pessoas.

O sistema da Grande Florianópolis não foi tão prejudicado, pois é abastecido por outras fontes. O Norte da Ilha tem o aquífero dos Ingleses, e o Leste e Sul recebe água da Lagoa do Peri.

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Por volta das 5h da manhã de domingo, um deslizamento de terra provocado pelas fortes causas gerou uma cratera de 10 metros de profundidade. A terra do local ficou vulnerável e causou o rompimento.

A Casan solicita que o uso de água seja limitado ao essencial mesmo nas regiões não afetadas, pois estas colaboram com as demais. A Central de Atendimento para solicitações de serviços pelo fone 0800.643.0195 ou chat online do site: www.casan.com.br.