Técnicos da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) chegaram neste domingo (3) ao terceiro dia de trabalhos para restabelecer o fornecimento de energia na Grande Florianópolis. Na sexta-feira (1º), uma tempestade com ventos de 124 km/h deixou mais de 160 mil imóveis sem eletricidade, em toda a região.
Continua depois da publicidade
Segundo a empresa, 130 funcionários estão no trabalho de recuperação de cabeamentos e postes que foram destruídos por causa do vento. Em São José, uma das cidades mais atingidas, a maior parte do fornecimento voltou ao normal ainda na manhã de sábado (2).
Já em Águas Mornas, a energia elétrica só voltou a ser distribuída por volta das 21h30min. Segundo a Celesc, nesse caso houve dificuldade para acessar o local em que estava o problema que ocasionou a queda no fornecimento para o município.
Por volta das 12h30min deste domingo, 10.552 imóveis estavam sem energia em toda a Grande Florianópolis. Quase a totalidade dos casos estava concentrada em Palhoça. Em Florianópolis, ainda havia 105 unidades sem o fornecimento de eletricidade.
Conforme a Celesc, desde as primeiras horas do temporal, 130 funcionários têm percorrido a região para recuperar cabos, postes e transformadores danificados por causa da tempestade. Foi preciso pedir o reforço de equipes das cidades de Tubarão e Itajaí, para dar conta de todo o trabalho.
Continua depois da publicidade
Reclamações
Moradores que tiveram problemas em equipamentos eletroeletrônicos causados pela queda de energia podem pedir o ressarcimento dos prejuízos para a Celesc. No site da empresa, é possível encaminhar uma solicitação, acompanhada dos documentos exigidos. Em caso de dúvidas, os moradores também podem ligar para o telefone 0800 48 0120 ou procurar alguma agência de atendimento.