Outro dia, João Luiz Brandão Portes fez as contas e percebeu: tinha esquecido que precisava se aposentar. Aos 60 anos, a rotina de trabalho dele é tão intensa e gratificante que o publicitário não notou a passagem do tempo. Aliás, rotina não é uma palavra que faça parte do vocabulário de João Luiz.

Continua depois da publicidade

Ele passou a primeira parte da vida profissional mudando de cidade enquanto fazia sua trajetória como gerente comercial, ainda no Rio Grande do Sul. Em 1990, mudou-se para o Norte de Santa Catarina. Conheceu Joinville e fixou raízes. Hoje, considera a cidade a sua terra natal.

– Os joinvilenses são pessoas acolhedoras, que tratam bem que vem de fora – analisa.

Para essa intensidade sossegada na vida e no trabalho, João Luiz tem uma boa explicação. Ele começou a vida adulta no Exército, onde passou nove anos. Trabalhou pesado e aprendeu a ter a disciplina que considera essencial para a vida que leva hoje.

– Os jovens já não querem mais saber do Exército, mas na minha época existia uma cultura em torno da vida militar que me fez encontrar um emprego rapidamente depois que deixei o batalhão – lembra ele.

Continua depois da publicidade

João decidiu montar a própria agência em Joinville e hoje presta assessoria de comunicação para a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL) e para o Sindicato do Comércio Varejista.

– Sou do tempo em que entrar no mercado de trabalho era muito difícil. Você precisava de muita sorte para conseguir um bom emprego – diz.

Mas João não quis seguir o caminho da sua geração e passar a vida inteira na mesma empresa nem fazer o que não gostava. Quando foi convidado, no final dos anos 90, para assumir a secretaria de Comunicação pelo então prefeito Luiz Henrique da Silveira, João preferiu não aceitar.

– Eu sabia que meu negócio era a publicidade e não quis assumir nada que não tivesse a certeza de que era o que eu sabia fazer de melhor – conta.

Continua depois da publicidade

Ainda na época do Exército, João casou com Maria da Graça, que sempre o acompanhou nas mudanças, sem deixar de lado a própria paixão, a biologia. Com ela, teve uma filha, Gabriela, e hoje vive orgulhoso do sucesso das duas mulheres da sua vida. Foi com as duas que ele construiu a vida em Joinville. A publicidade é só o outro substantivo feminino do qual João se orgulha.

– Foi desafiador saber atender as pessoas, mas hoje eu olho para o lado e sei que conquistei meu espaço.

Um dos hobbys do publicitário é encontrar miniaturas de veículos em feiras de artesanato. Os carrinhos, trenzinhos e barquinhos são difíceis de colecionar, mas remetem ao tempo em que ele viajava pelo Sul do País fazendo trilhas com bugue e conhecia todas as feirinhas com esses produtos.