Quando se está trabalhando a maioria das pessoas pensa em como seria bom poder ficar de pernas pro ar o dia inteiro. O problema é que muitos não suportariam o ócio por muito tempo. Segundo um estudo publicado no jornal Psychological Science, manter a mente ocupada em algum tipo de serviço está diretamente ligada à sensação de felicidade e qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Para a pesquisa, foram recrutados voluntários que completariam uma sequência de fomulários. Entre um e outro trabalho eles tinham 15 minutos de intervalo e eram orientados a deixar o formulário pronto em um de dois lugares a sua escolha, um mais distante do outro. Em ambos lugares eram ofertados doces na entrega do documento.
Enquete: você concorda com a pesquisa? Dê seu voto:
Segundo os pesquisadores, a maioria das pessoas deixou os trabalhos no local mais próximo e preferiram aguardar sentados pela próxima tarefa. O resultado analisado foi de que os voluntários que optaram por se manterem ocupados, procurando o local mais distante, tinham níveis de felicidade maiores do que os que preferiram o ócio.
– O fenômeno geral no qual estou interessado é porque as pessoas estão tão ocupadas fazendo o que fazem na sociedade moderna – disse Christopher K. Hsee, da University of Chicago. Ele é co-autor do estudo, junto de Adelle X. Yang, da mesma universidade, e Liangyan Wang, da Shanghai Jiaotong University.
Continua depois da publicidade
– As pessoas estão correndo, trabalhando duro, muito além do normal.
Claro que existem razões como, ganhar a vida, juntar dinheiro, fazer sucesso ou ter sensação de ajudar o próximo. Mas, Hsee acredita que as pessoas têm energia em excesso e precisam evitar a ociosidade.