Trabalhadores que perderam os empregos após a RR Donelley anunciar o encerramento das atividades no Brasil fizeram uma manifestação com a finalidade de chamar atenção de empresários para recolocá-los no mercado de trabalho. O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira (5) em frente ao prédio da empresa, que segue lacrado, na Rua Doutor Pedro Zimmermann, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Cerca de 130 pessoas participaram da manifestação. Uma corrente foi feita pelos trabalhadores em frente à empresa e uniformes amarrados nas cercas. Faixas com pedidos de atenção a possíveis empregadores foram estendidas na entrada da fábrica.
Ainda nesta sexta-feira, duas empresas de recrutamento fizeram o cadastro de quem estava na manifestação, no caso de surgir possíveis vagas.
– O pessoal não vai ter pagamento. Temos muitos trabalhadores que são qualificados e competentes, prova disso é que grande parte está aí há mais de 20 anos trabalhando no mesmo lugar. A gente pede para que os empresários possam olhar com carinho e acreditar nessa mão de obra que é formada por valores – afirmou Renísio Westphal, um dos operários que foram desligados.
Segundo o sindicato que representa a categoria, ainda não há uma previsão de quando o fundo de garantia será liberado e de quando serão dadas as baixas nas carteiras de trabalho dos funcionários.
Continua depois da publicidade
Na última quarta-feira, os empregados puderam entrar no parque fabril para pegar os pertences pessoais que haviam ficado no interior dos prédios desde o anúncio do fechamento, na segunda-feira.
– É muito triste pensar que na sexta-feira eu ainda estava encaminhando todo o serviço e ver tudo aquilo parado, com todo aquele silêncio. Ninguém sonhava que a empresa ia fechar – desabafa Westphal, que trabalhava como supervisor de produção.
CONTRAPONTO
A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da companhia, mas até o momento da publicação não obteve retorno.