Muita gente formou fila na frente da agência da Caixa da Rua Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (13). A maioria aguardava para tirar dúvidas sobre a cota de R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que começou a ser paga nesta manhã. Para muitos, o saque tinha destino definido: quitar dívidas.
Continua depois da publicidade
O depósito automático do banco começou com os correntistas que nasceram em janeiro, fevereiro e março. Para atender os usuários, as agências abriram duas horas mais cedo, às 8h.
Planos
Por volta das 9h30, a fila se estendia por boa parte do corredor da galeria de lojas ao lado da Caixa, que fica na esquina da Felipe Schmidt com a Jerônimo Coelho.
A copeira Sandra da Silva, 52 anos, não pretende gastar o dinheiro.
– Isso é um direito nosso, não é uma benfeitoria que o governo fez. Vou colocar esse dinheiro na poupança, melhor do que ficar parado – comentou.
Continua depois da publicidade

O auxiliar de serviços gerais Roseno de Souza, 58 anos, está desempregado e não sabia se tinha direito à parcela do FGTS.
– Se eu não tiver, paciência… mas, se eu tiver, pago minhas dívidas – afirmou.
O aposentado João Pedro Pacheco, 57 anos, também tem planos para esta parcela do FGTS.
– Estou construindo, então vou pagar o pedreiro. Pra mim, vai ser bom – disse.
O pedreiro Bruno Pereira também aprovou a liberação do saque.
– É bom que a pessoa já adianta problemas que tem para resolver. Pretendo pagar umas contas que estão atrasadas e resolver tudo certinho – relatou.
Atendimento
Neste sábado (14), as agências da Caixa abrem das 9h às 15h. Nas próximas segunda (16) e terça-feira (17) também abrem duas horas mais cedo, às 8h.
Os próximos a receberem a cota de R$ 500 serão correntistas que nasceram em maio, junho, julho e agosto. Em 9 de outubro, vão receber o depósito automático os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.
Continua depois da publicidade
Quem não tem conta na Caixa, aberta até 24 de julho, o calendário de pagamento começa em 18 de outubro, para nascidos em janeiro, e vai até 6 de março, para nascidos em dezembro.