Mesmo com o forte calor, ex-trabalhadores do Consórcio Siga fizeram fila neste sábado em frente à garagem da Viação Nossa Senhora da Penha, na Rua Almirante Tamandaré. No local, o Grupo Comporte, que controla tanto a Penha quanto a Viação Piracicabana, montou uma força-tarefa para encaminhar a contratação dos motoristas e cobradores que vão operar o sistema emergencial do transporte coletivo de Blumenau, que começa a funcionar já neste domingo. O atendimento ocorre das 8h às 18h tanto no sábado quanto no domingo.

Continua depois da publicidade

::: Confira quais linhas já operam neste domingo

O entra e sai de gente do prédio foi intenso até o início da tarde. Quem deixava o local com a contratação encaminhada desejava boa sorte a amigos e colegas de profissão. O motorista Clovis da Silva Santos, 54 anos, foi um dos que saiu com a garantia de um novo emprego. Ex-funcionário da Glória, ele conta que já foi convocado para trabalhar neste domingo.

– Espero que esse sistema funcione e que venha um transporte melhor para todos – disse.

De acordo com o prefeito Napoleão Bernardes, até a sexta-feira à noite ao menos 358 pessoas já estariam aptas a serem admitidas pela Piracicabana. Nesta conta entram praticamente todo o efetivo da Rodovel e uma parcela pequena de ex-funcionários da Verde Vale e da Glória. O processo de contratações vai continuar ao longo de todo fim de semana.

Continua depois da publicidade

Só depois que a quantidade de trabalhadores disponíveis para iniciar os trabalhos na segunda for definida é que o poder público vai divulgar detalhes de itinerários e horários das linhas válidos para a próxima semana.

A expectativa é de que os profissionais admitidos trabalhem, sob o comando da Piracicabana, nas mesmas linhas e horários em que já atuavam pelo Siga. Essa experiência de itinerário deve ajudar a minimizar os impactos do início da nova operação.