Na manhã desta quinta-feira, 19, os trabalhadores dos Correios fizeram manifestação na Praça XV, no Centro de Florianópolis, para chamar a atenção para a paralisação no Estado – deflagrada na última terça-feira. O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect/SC) estima que 200 pessoas tenham participado da manifestação.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, as informações repassadas pelo sindicato davam conta de que a paralisação aconteceria até quinta-feira. Mas, agora, os trabalhadores dos Correios informam que deverão manter os braços cruzados até o fim da semana.

Segundo Gilson Vieira, presidente do Sintect-SC, o atendimento é o principal setor impactado pela greve:

– Na agência dos Correios no Centro de Florianópolis, por exemplo, cerca de 90% do efetivo está parado – explica e acrescenta que a greve atinge entre 55% e 60% da categoria no Estado.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com Gilson, estão parados 2,4 mil trabalhadores de um total de 4,3 mil funcionários.

Na Capital, os Correios informam que a adesão à paralisação é de 5% e os grevistas foram substituídos para que o atendimento fosse normalizado.

Segundo o Sintect-SC, a categoria está insatisfeita com o Governo Federal após mudanças na relação de trabalho: alteração de carga horária de funcionários de agência, mudança dos horários da entrega matutina, entrega de correspondências em cidade abaixo de 50 mil habitantes apenas duas vezes por semana e ampliação da rede credenciada de médicos conveniados ao plano de saúde.

O protesto também se coloca contra uma possível privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e apoia a pauta nacional de reivindicações dos trabalhadores da empresa, que realizaram duas paralisações nesse mês, nos dias 13 e 15.

Continua depois da publicidade

Pauta Nacional

– Pagamento da PLR 2013 no valor de R$ 626,00 / periculosidade + os 30% do AADC para o motoqueiros;

– Jornada 6h e quebra de caixa;

– Equiparação com os bancário;

– Implantação de sistemas de proteção contra assaltos.

Pauta Estadual (DR/SC)

– Plano de Saúde;

– DDA: entrega alternada e transferências forçadas de trabalhadores (CDDs virtuais);

– Concurso Público (falta de efetivo);

– Descontos e punições referentes aos dias da greve 2013/2014;

– Entregas pela manhã;

– Condições de trabalho (falta de equipamentos, ventiladores, veículos…);

– Abertura de CAT´s.

Os dirigentes do Sintect/SC percorreram o Estado para mobilizar os trabalhadores. Piquetes serão realizados nos locais de trabalho. Em algumas cidades, foram criados pontos estratégicos para onde os trabalhadores irão se dirigir após os piquetes. Em Florianópolis a concentração será em frente a agencia central da Praça XV.