Os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau fizeram uma primeira assembleia na manhã desta sexta-feira, na sede do Sindetranscol, sindicato da categoria, no bairro Garcia, em Blumenau. A reunião começou logo após às 9h e o presidente do Sindetranscol, Pradelino Moreira da Silva, informou que a empresa enviou na tarde de quinta-feira uma proposta para a categoria.
Continua depois da publicidade
No encontro da manhã, por aclamação, a maioria dos servidores aprovou a proposta oferecida pela empresa. À tarde, um novo grupo de trabalhadores se reúne para também avaliar o que foi oferecido pela Blumob.
Antes da apresentação da proposta o sindicalista Marciano Régis tomou a palavra para fazer algumas reflexões sobre a classe sindical. Ele citou a baixa adesão dos trabalhadores na assembleia e um rótulo negativo que estaria sendo atribuído ao sindicato.
– Os trabalhadores devem refletir sobre o trabalho do sindicato – disse, para pouco mais de 100 trabalhadores.
O assessor Ricardo Freitas tomou a palavra e falou sobre a proposta da empresa Blumob, que consiste em um incremento no vale-alimentação de forma gradual, chegando a R$ 800 em outubro de 2019. Além disso, haveria uma bonificação a ser paga no dia 20 deste mês, no valor de R$ 100, junto ao auxílio-alimentação. A empresa também se comprometeu a não descontar as horas não trabalhadas durante as paralisações.
Continua depois da publicidade
A proposta anterior de reajuste de salários e benefícios corrigidos em 4% retroativos a novembro, sem qualquer prejuízo, continua mantida pela empresa.