Trabalhadores avulsos do porto de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, suspenderam as atividades e entraram em greve na manhã desta terça-feira (22). A paralisação iniciou às 7h e está prevista para encerrar às 19h.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A greve é uma adesão a um movimento nacional de portuários contra uma proposta de lei que será apresentada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (23), que, entre outras alterações, permite o fim da exclusividade para os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) nos portos públicos.

Veja fotos da greve no porto de São Francisco do Sul

Atualmente, a legislação determina que nos portos públicos as operações sejam tocadas pelos trabalhadores avulsos, que são chamados por escala. O regime é diferente dos terminais privados, onde a contratação ocorre via CLT.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em São Francisco do Sul, a greve acontece com cerca de 700 funcionários. Em Itajaí, mais de 400 funcionários participam da mobilização.

Em resposta ao NSC Total, o porto de São Francisco do Sul afirmou que a paralisação afeta a rotina do porto. Ainda, que há cinco navios parados, com fertilizantes, produtos siderúrgicos, madeira e soja, esperando para serem carregados e descarregados.

Leia também

Portos de SC entram no radar de bilionário plano de concessões do governo Lula

Projeto para ferrovia de R$ 1,6 bilhão entre portos em SC entra na reta final