Com uma iniciativa da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), será realizado pela primeira vez o curso de Engenharia Ambiental de Cemitérios. O encontro será nesta quinta-feira, no auditório da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), na Rua Luiz Lopes Gonzaga, no Bairro São Vicente, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
As palestras serão ministradas das 8h às 19h pela engenheira agrônoma Elma Romanó. O objetivo é preparar profissionais da área para lidar com a realidade dos cemitérios que estão em desacordo com a legislação ambiental.
A ideia foi levada à Amfri para que pudesse atender aos demais municípios da microrregião. De acordo com o Ministério Público, a situação é semelhante a encontrada em Itajaí.
Conforme a diretora de licenciamento e fiscalização da Famai, Thamy Regina Reiser Pfeilsticker, na época de implantação de muitos cemitérios na região, não havia qualquer legislação ou norma para controle ambiental destes locais. Alguns deles são centenários e só Itajaí conta com nove públicos e dois particulares.
Continua depois da publicidade
– Por saber que os cemitérios podem trazer riscos de contaminação ao meio ambiente, a Famai procurou a Amfri. O objetivo é capacitar os municípios para a readequação destes locais em situação irregular, em conformidade com a legislação atual – diz.
Participarão do evento servidores públicos da região da Amfri, que abrange 11 municípios. São profissionais das fundações e secretarias de Meio Ambiente, engenheiros civis, administradores públicos, gestores de cemitérios e peritos.