Os trabalhadores da Comcap paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (10) em Florianópolis. Os funcionários públicos responsáveis pela limpeza urbana da Capital estão na sede da empresa para reivindicar o lançamento do concurso público da categoria. Nesta manhã, caminhões e funcionários não saíram para fazer a coleta de materiais.

Continua depois da publicidade

Uma reunião entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), que representa a categoria, e a Prefeitura, poderá definir essa data ainda nesta terça-feira.

O Sintrasem diz que a atitude é motivada pelo atraso na publicação do edital, que ainda não tem previsão de lançamento. Na última paralisação da categoria, no mês de fevereiro, o concurso público já estava entre as reivindicações da categoria. O sindicato afirma que o número de funcionários da Comcap não acompanhou a demanda populacional de Florianópolis ao longo dos anos.

“A empresa responsável pelo concurso já foi selecionada; o impacto financeiro foi calculado; o plano de carreira dos novos trabalhadores já foi aprovado na Câmara de Vereadores; e o número de vagas já foi definido. Agora, falta apenas uma etapa: a assinatura do prefeito”, afirmou o Sintrasem em uma carta aberta divulgada no dia 3 de setembro, na qual não descarta a possibilidade de greve se uma data não for definida.

Além da coleta de lixo, a Comcap também é responsável pela limpeza das ruas, a pintura dos meio-fios, a coleta hospitalar, a limpeza de valas, a roçagem de vegetação, entre outras atividades.

Continua depois da publicidade

“Aposentados, falecidos ou demitidos simplesmente não são repostos há anos. O último concurso foi em 2012, enquanto indicados continuam criando barreiras para a contratação de novos trabalhadores. Com a proximidade do verão, o problema fica ainda mais urgente, com a população da cidade triplicando durante a temporada”, disse.

O que diz a Comcap

Por meio da assessoria de imprensa, a Comcap confirmou que os trâmites legais para a abertura do concurso público já foram concluídos, faltando apenas a definição da data.

Em relação à possibilidade de greve, a Comcap afirmou estar confiante de que a reunião desta terça-feira terá um acordo e, por isso, não haverá a necessidade de uma saída alternativa para o recolhimento de lixo na Capital.

Acesse o NSC Total e acompanhe as últimas notícias