Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, trabalhadores da Comcap decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Com isso, a coleta de lixo fica prejudicada em Florianópolis. A autarquia recomenda que a população não coloque os resíduos na rua. Se a paralisação persistir, a prefeitura cogita contratar empresa privada para realizar o serviço.
Continua depois da publicidade
Os servidores da autarquia reivindicam melhores condições de trabalho, reclamam da falta recorrente de equipamentos e querem a realização de concurso público, projeto que está na Câmara de Vereadores desde final do ano passado. Outra reclamação é a falta de planejamento para a escala de Carnaval (período em que o movimento e a produção de lixo na cidade crescem).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Renê Munaro, explicou os motivos da greve em entrevista à CBN Diário. Segundo o dirigente, sem equipamentos e correndo risco, trabalhadores do Centro de Vazamento de Resíduos Sólidos chegam a pegar vassouras do lixo para conseguirem fazer o seu trabalho, em um local que ameaça desabar a qualquer momento.
O presidente da Comcap, Márcio Luiz Alves, considera que a greve tem motivação política.
— O primeiro item, da pauta é a reforma da previdência — afirma.
Continua depois da publicidade
Sobre as demandas da categoria, Alves disse que todas as questões estão sendo tratadas com o Sindicato e descartou o risco de desabamento no Centro de Vazamento de Resíduos Sólidos.
— Investimos R$ 254 mil na reforma total da estação de transbordo. Os engenheiros garantem, que não há risco.
O presidente afirma que a Comcap abriu licitação de R$ 9 milhões na compra de equipamentos, entre eles diversos caminhões. No entanto, como não houve interessados, o processo precisou ser aberto novamente.
Ouça a entrevista do presidente do Sintrasem:
Ouça a entrevista do presidente da Comcap:
Uma nova assembleia está marcada para quarta-feira, às 7h.
Em nota oficial, a prefeitura considerou a greve ilegal e prometeu contratar uma empresa privada para realizar a coleta de lixo, caso a paralisação continue. Leia a nota oficial:
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Florianópolis recebeu com surpresa a deliberação de greve dos empregados da Comcap. Isto porque o município vem dando todo suporte e recursos para que a autarquia possa melhorar os serviços e para que realize todos os investimentos solicitados pela categoria.
A deliberação de greve é despropositada e usa a Comcap para tentar reforçar movimento contra a reforma da previdência nacional, que nada tem a ver com a Prefeitura de Florianópolis.
A administração municipal já está em contato com empresas privadas para iniciar nos próximos dias a limpeza da cidade sem prejudicar os moradores. Os recursos investidos nessa operação serão descontados do sindicato, promotor de mais uma greve ilegal e desrespeitosa com a cidade.
A Comcap orienta que hoje, os resíduos sejam mantidos nos depósitos temporários, dentro dos domicílios.
Continua depois da publicidade