Os trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) entraram em estado de greve na manhã desta quinta-feira. Se os funcionários cruzarem os braços nos próximos dias, poderá afetar os serviços nos preparativos para a temporada de verão, quando aumenta a produção de lixo na cidade.

Continua depois da publicidade

Os servidores decidiram entrar em estado de greve mesmo depois de receberem seus salários. Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), Rosangela Soldatelli, a preocupação dos servidores também seria com más condições de trabalho, como a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o atraso no pagamento dos fornecedores, o que teria gerado falta de materiais de trabalho, como vassouras. Na próxima quinta-feira, uma nova assembleia será realizada.

O presidente da Comcap, Marius Bagnati, confirma que a prefeitura passa por uma situação financeira difícil, mas que o vale refeição será depositado nesta sexta-feira e, até a próxima semana, deverá ser regularizada a situação com os fornecedores.

Para o atendimento da próxima temporada, a Comcap afirma que foram adquiridos mais três caminhões e serão contratados mais 229 empregados temporários para trabalhar de dezembro a março. O município terá de investir em torno de R$ 2,5 milhões.

Continua depois da publicidade

A coleta será diária, a partir do dia 22 de dezembro nos balneários mais visitados, como Canasvieiras, Jurerê Internacional, Campeche e Lagoa da Conceição. Em todos as praias também é feita a coleta seletiva pelo menos uma vez por semana.

No último verão, a coleta convencional foi 25% maior em relação aos meses de baixa temporada, atingindo média mensal de 15,9 mil toneladas. A coleta seletiva foi 7% acima em relação aos outros meses do ano.

Não é a primeira vez que os servidores ameaçam cruzar os braços este ano. Em junho, os trabalhadores também entraram em estado de greve pelos mesmos motivos.

Continua depois da publicidade