Os trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) decidiram, em votação unânime na manhã desta quarta-feira (1°), pela manutenção da greve que exige renovação do acordo coletivo da categoria, sem rebaixamentos ou perda de direitos. Após realização de assembleia, os servidores públicos se direcionam para ato em frente à Prefeitura de Florianópolis, no Centro da Capital, para exigir uma rodada de negociação imediata com o órgão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), essa quarta-feira é a data-base dos trabalhadores e o grande receio é a “preparação de terreno” para demissão em massa dos profissionais e até mesmo extinção da Comcap.
O Sintrasem relata que a prefeitura tenta adiar a negociação e oferece propostas que cortam ou reduzem direitos, que vão desde a licença amamentação e paternidade à intervalo de lanche, conclusão de jornada, entre outros. A categoria ficará paralisada por tempo indeterminado ou até que as exigências de renovação do acordo coletivo sejam aceitas pelo prefeito Topázio Neto.
O que muda na Comcap com a aprovação de projeto pela Câmara de Florianópolis
Continua depois da publicidade
De acordo com a Prefeitura da Capital, as regiões Norte e Continente seguem com coleta normal, visto que são atendidas por empresa terceirizada (veja nota abaixo).
Veja vídeo da votação e da decisão unânime pela manutenção da greve da Comcap
Nota da Prefeitura de Florianópolis
“A Prefeitura de Florianópolis informa que enviou proposta à Comcap nesta terça-feira, 31 de outubro, a qual prevê um reajuste aos trabalhadores dentro da variação inflacionária, que deve variar entre 4% e 5%.
Além disso, o executivo propôs um cronograma de reuniões com o sindicato, durante o mês de novembro, para deliberar as demais cláusulas sociais e financeiras. Infelizmente, o sindicato já estava disposto a paralisar o serviço por motivações políticas.
No momento, a Prefeitura trabalha para credenciar empresas privadas que ofereçam o serviço de recolhimento de lixo nas regiões afetadas da cidade. Importante lembrar que as regiões Norte e Continente seguem com coleta normal, já que são atendidas por empresa terceirizada”.
Continua depois da publicidade
Leia também
Prefeitura de Florianópolis lança edital com 195 vagas na Comcap
Manifestação na Comcap tem gás de pimenta, agressão e bala de borracha em Florianópolis