Trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), empresa responsável pelos serviços de coleta de lixo e limpeza de Florianópolis, chegaram a decretar greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
A paralisação havia sido decidida por maioria em assembleia. Mas uma nova assembleia, realizada ainda no começo da tarde, reverteu a decisão anterior e garantiu a manutenção dos trabalhos. A reviravolta ocorreu porque a categoria entendia que estava mantido o Plano de Demissão Voluntária Incentivado (PDVI), proposta que enfrenta resistência dos trabalhadores.
Segundo a assessoria de comunicação da Comcap, a reivindicação dos trabalhadores já havia sido atendida pela prefeitura e pela Comcap em comum acordo na segunda-feira, quando foi decidida a suspensão do PDVI até que seja avaliado pelo novo prefeito eleito.
Ainda conforme a assessoria, houve um mal-entendido na comunicação enviada ao Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasem) por causa de uma frase que deixava dúvidas quanto à efetiva suspensão do plano.
Um novo ofício foi assinado pela presidência da Comcap nesta terça, reforçando a suspensão do PDVI. Assim, com a garantia de que o Plano de Demissão Voluntária Incentivado não será executado até nova análise da futura administração municipal, os trabalhadores da Comcap decidiram manter as atividades normalmente após nova votação.
Continua depois da publicidade