Trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) anunciaram greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira. A decisão foi tomada por volta das 9h, após assembleia entre o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) e a Comcap. O motivo seria a falta de consenso sobre o acordo coletivo de trabalho.
Continua depois da publicidade
Os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana em Florianópolis já haviam sido suspensos nesta quarta-feira, após sindicato e empresa discordarem em nove das 80 cláusulas do acordo.
No fim de manhã desta quinta-feira, o sindicato se reuniu com a diretoria da Comcap para tentar entrar em acordo, sem sucesso. O principal impasse é a cláusula de aumento real de salário: a direção da empresa oferece apenas 2% parcelado em duas vezes. O sindicato também pede para que todas as alterações estejam por escrito, já que a empresa apresentou apenas quatro dessa forma.
Após a assembleia, os trabalhadores realizaram um ato em frente à prefeitura. Nesta sexta-feira, acontece mais uma assembleia do movimento grevista, no pátio da Comcap, a partir das 7h.
Continua depois da publicidade
Entre as contrapropostas da Comcap estão:
– Reajuste salarial de 6,67%, com a aplicação do IPCA (em vez do INPC pelo qual a correção seria menor, de 6,47%)
– Aumento do ticket alimentação de R$ 17 para R$ 19
– Ganho real de 2%, sendo 1% em repasse agora em novembro e 1% em maio de 2015
– Garantia de emprego até 2017