Após três horas de assembleia realizada na manhã desta segunda-feira a maioria dos trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) decidiu paralisar o serviço de coleta de lixo por tempo indeterminado em Florianópolis. A principal reivindicação da categoria é em relação ao salário dos 114 servidores que estão aposentados e trabalhando.
Continua depois da publicidade
Na tarde de hoje, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) se reuniram com a Prefeitura de Florianópolis para negociar. Foi definida uma nova proposta de aumento de salário que será apresentada aos trabalhadores amanhã pela manhã no pátio da Comcap, na região continental da Capital.
O presidente da Comcap Ronaldo Freire disse em nota que considera lamentável a decisão pela paralisação.
– Estivemos sempre à disposição para o diálogo e a negociação, chegamos a avançar na proposta com a ajuda do Grupo Gestor da prefeitura e, ainda assim, tomam essa atitude que só penaliza o contribuinte e a sociedade – disse Freire.
Continua depois da publicidade
Ainda na nota a companhia se desculpa e pede que os usuários reservem os resíduos em casa, evitando assim a exposição de lixo na rua, já que não haverá coleta nesta segunda-feira.
Diariamente 36 caminhões coletam cerca de 300 toneladas de lixo na cidade. Essa média, segundo o Sintrasem, é para dias de inverno, no verão esse valor pode duplicar.
Entenda o caso
Em novembro 2011 foi criado um programa de incentivo a aposentadoria, entre a Prefeitura de Florianópolis e o sindicato, e segundo o Sintrasem, 114 servidores estão aposentados e trabalhando. Eles possuem uma garantia de 36 meses de emprego, mas querem sair mediante uma indenização.
Continua depois da publicidade
A prefeitura ofereceu R$ 2.565 como ressarcimento. No entanto a presidente do Sintrasem, Rosangela Soldatelli, diz que esse valor é muito baixo.
Em agosto deste ano os trabalhadores Comcap paralisaram as atividades durante um dia em Florianópolis.