A coleta de lixo em Florianópolis pode ser prejudicada a partir da manhã desta segunda-feira, dia 16, caso os 1600 trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) decidam pela paralisação dos serviços. Uma assembleia com a participação de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) está marcada para as 6h30min desta segunda no pátio da Comcap, na região continental da Capital.
Continua depois da publicidade
A principal reivindicação da categoria é em relação ao salário dos aposentados. Em novembro 2011 foi criado um programa de incentivo a aposentadoria, entre a Prefeitura de Florianópolis e o sindicato e segundo o Sintrasem, 105 servidores estão aposentados e trabalhando.
Eles possuem uma garantia de 36 meses de emprego, mas querem sair mediante uma indenização. A prefeitura ofereceu R$ 2.565 como ressarcimento. No entanto a presidente do Sintrasem, Rosangela Soldatelli, diz que esse valor é muito baixo.
Na assembleia será avaliada uma nova proposta apresentada no final da tarde da sexta-feira, dia 13, pela Prefeitura de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– Caso os trabalhadores não aceitem a proposta a greve pode ser deflagrada por tempo indeterminado – disse o diretor administrativo do Sintrasem, Marcio Bittencourt do Nascimento.
O diretor-presidente da Comcap, Ronaldo Freire, busca evitar as paralisações nos serviços de coleta de resíduos e limpeza pública com o avanço na negociação entre o Grupo Gestor da Prefeitura Municipal de Florianópolis, os aposentados e o Sintrasem. Segundo Freire, pela nova proposta, em vez de conceder três salários-base, a companhia beneficiaria o aposentado que pedisse para sair com três vezes a sua remuneração. Esse valor seria variável para cada caso.
Até a noite deste domingo os 36 caminhões, que circulam diariamente por Florianópolis, devem prestar o serviço. Em média são coletados, no inverno, cerca de 300 toneladas de lixo na cidade. De acordo com o sindicato esse valor duplica no verão.
Continua depois da publicidade