Um homem de Jaraguá do Sul que foi soterrado receberá pensão vitalícia e indenização de R$ 25 mil por danos morais e estéticos. O trabalhador foi vítima de acidente de trabalho em junho de 2018.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a Justiça, ele estava fazendo a implantação de drenagem em uma estação de tratamento de esgoto, quando acabou soterrado. O acidente aconteceu após ele serrar um cano de PVC ao fundo de uma vala de mais de 2 metros de profundidade e a estrutura ceder.
O homem disse à Justiça que só foi salvo graças ao socorro rápido de colegas que se encontravam no local. No hospital, ele descobriu que teve algumas fraturas, como da tíbia, e precisou receber pinos e parafusos em cirurgia. Atualmente, embora recuperado, enfrenta sequelas de joelho e na perna direita, com perda de capacidade funcional, além de danos nos dentes.
Proposta para ampliar vagas de assessores começa a tramitar na Câmara de Joinville
Continua depois da publicidade
O trabalhador alega que não havia equipamentos de proteção adequados, nem informações quanto aos riscos do trabalho.
A Justiça decidiu, ainda, condenar a empresa onde ele trabalhava, pois o homem ficou soterrado, fez duas cirurgias, permaneceu internado por 19 dias, e teve a capacidade de trabalhar reduzida de forma permanente.
Vizinha ouviu gritos de socorro e salvou bebê atacado pelo pai em Jaraguá do Sul
Em defesa, a empresa disse que o acidente foi uma fatalidade causada por alguns motivos, como “excesso de confiança”, pois o homem é servidor com longa experiência de trabalho, e “imprudência”, uma vez que, mesmo com treinamento e orientação, ele deixou de usar equipamento obrigatório de segurança. Com base nisso, a empresa pediu a improcedência da condenação.
Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também:
VÍDEO: Caminhoneiro salvo em deslizamento na BR-376 agradece bombeiros: “Eternamente grato”
Continua depois da publicidade