Um dos trabalhadores que foram resgatados em condições análogas à escravidão na Fazenda Lakanka, área arrendada de uma fazenda do cantor Leonardo em Jussara (GO), contou que os alojamentos eram infestados de animais, que caminhavam por cima dos trabalhadores durante a noite. No relato aos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, ele falou sobre a presença de cupins, formigas, morcegos e escorpiões.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— A casa é muito ruim e está cheirando muito mal. Há muito morcego no alojamento. As formigas e cupins andam por cima dos empregados enquanto estão deitados. Também já vi escorpião e lacraia dentro do alojamento e tenho medo de sair à noite, devido a existência de muitos animais — contou o funcionário.

O depoimento ocorreu em novembro de 2023, período em que a fazenda passou por fiscalização, e no qual ele e outros cinco trabalhadores foram resgatados do local. Entre os integrantes do grupo estava um adolescente de 17 anos.

A casa usada como alojamento durante o trabalho de catar raízes estava abandonada e foi considerada “precária” pela fiscalização. As camas eram improvisadas, e não havia banheiro. O local estava infestado por morcegos e fezes.

Continua depois da publicidade

Leonardo afirma que não sabia das condições em que os funcionários estavam, já que a fazenda estava arrendada para outra pessoa. Em um vídeo nas redes sociais, disse estar surpreso e triste com a situação.

A fiscalização também foi feita na Fazenda Talismã, avaliada em R$ 60 milhões. A fazenda Lakanka fica em área contígua a fazenda Talismã, e as duas fazendas fazem parte do mesmo conjunto de operações agrícolas.

Responsabilidades de Leonardo

O documento do MTE prevê que Leonardo era responsável por entregar a área arrendada pronta para o plantio, com o solo limpo e preparado. Já o arrendatário era responsável por executar o plantio e manejo das atividades agrícolas.

Contudo, as etapas de preparação do solo, como a catação de raízes e plantação de grama, feitas pelos trabalhadores resgatados, eram de responsabilidade de Leonardo, o que era referente a execução e também ao pagamento dos trabalhadores envolvidos​.

Continua depois da publicidade

g1 não localizou o arrendatário da Fazenda Lakanka para se manifestar sobre o caso até a última atualização desta reportagem.

Veja as fotos da fazenda

*Com informações do g1

Leia também

Sem folgas e jornadas de 10 horas: a rotina dos trabalhadores resgatados na fazenda de Leonardo

Cantor Leonardo paga R$ 225 mil a trabalhadores resgatados de fazendas