Um trabalhador de 27 anos foi soterrado na manhã desta segunda-feira em uma obra de instalação de tubulações do Serviço Municipal de Água e Saneamento (Semasa) na Avenida Irineu Bornhausen, no Centro de Itajaí. O acidente ocorreu por volta das 10h, próximo ao Ginásio Gabriel Collares.
Continua depois da publicidade
Segundo os bombeiros, o operário escorregou para dentro do buraco e, como havia chovido bastante durante a noite, a terra acabou cedendo. Ele foi resgatado por colegas de trabalho e agentes de trânsito, que controlavam o fluxo de veículos no entorno na obra. O resgate foi rápido, e o trabalhador foi levado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen estável, sem ferimentos graves.
O operário é empregado de uma empreiteira que presta serviço à autarquia. A comunicação do Semasa não foi localizada para comentar o caso.
Dois em uma semana
Este é o segundo acidente similar em Itajaí, em uma semana. Há poucos dias um trabalhador foi parcialmente soterrado em uma obra de instalação de tubulações de drenagem pluvial da Secretaria de Obras na Rua Luci Canziani, na Praia Brava. Ele passa bem.
Continua depois da publicidade
Sargento Sergio Ricardo Barbosa, do Corpo de Bombeiros de Itajaí, diz que a recomendação da corporação é que não se execute esse tipo de trabalho em dias chuvosos, porque é grande o risco de a terra ceder. Os Bombeiros vão encaminhar relatório das duas ocorrências ao Ministério do Trabalho.
O secretário de Obras de Itajaí, Tarcísio Zanelatto, diz que os acidentes são fatalidades, e que há recomendação por parte do município para que as empreiteiras não executem esse tipo de trabalho quando as condições não são as ideais.