A montadora Toyota solicitou a devolução de 7,4 milhões de veículos nos Estados Unidos, Japão, Europa e outras partes do mundo para reparar um dispositivo com defeito nas janelas, no mais recente problema de qualidade de grande escala na empresa automobilística. A medida, anunciada nesta quarta-feira, afeta mais de uma dezena de modelos produzidos de 2005 a 2010.
Continua depois da publicidade
O lubrificante do dispositivo do lado do motorista não foi aplicado de maneira homogênea, o que causava fricção e, em alguns momentos, emissão de fumaça na janela, divulgou a Toyota. Não foram registrados acidentes nem feridos devido ao problema.
No entanto, mais de 200 casos de defeitos constaram nos Estados Unidos e um número menor em outras partes, como 39 no Japão, disse o porta-voz da Toyota, Joichi Tachikawa.
Os modelos que são alvo do recall nos Estados Unidos são: Yaris, Corolla, Matrix, Camry, RAV4, Highlander, Tundra, Sequoia e Scion xB e xD, em um total de 2,47 milhões de veículos. No Japão, são 460 mil, entre eles Vitz, Belta, Ractis, Ist, Auris e Corolla Lumion.
Continua depois da publicidade
Na Europa, a montadora contabiliza 1,39 milhões, dentre os quais Yaris, Corolla, Auris, Camry e Rav-4. A medida também se extende à Austrália, China e outras partes da Ásia.