Produzido na Índia desde o final de 2010, o Etios deve chegar ao mercado brasileiro, provavelmente no mês de setembro de 2012. A origem do nome escolhido vem da palavra grega Ethos, que significa “Essência Original”.
Continua depois da publicidade
O novo carro reforça o dna da Toyota de apostar muito na confiabilidade e durabilidade da marca e na qualidade do serviço pós-venda, mas a fabricante tem a difícil missão de concorrer no Brasil com ninguém menos que o Palio e Siena da Fiat, o Fiesta e Fiesta Sedan da Ford e o Gol e Voyage da VW.
Serão dois tipos de carrocerias. O hatch nas versões 1.3 e 1.5 de 16 válvulas e o sedã, apenas na versão 1.5. Os motores bicombustíveis serão inicialmente importados do Japão, mas em um segundo momento produzidos no Brasil. O câmbio é manual de cinco marchas, freios com ABS e airbags em todos os modelos.
Segundo o Engenheiro Chefe do programa Etios, Akio Nishimura, o modelo que será fabricado na nova planta da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo, terá algumas diferenças em relação ao modelo produzido na Índia, entre elas a grade dianteira, calotas e filtros anti-ruídos nas portas. A capacidade de produção inicial é de 70 mil veículos por ano.
A potência do motor e o preço com que o novo compacto Etios chegará ao mercado brasileiro são guardados a sete chaves pela fabricante.
Continua depois da publicidade
* Leandro Maciel viajou para o Japão a convite da Toyota do Brasil