O 24 Tour de Santa Catarina chega ao fim neste domingo, com os últimos 45,6 dos 553 quilômetros totais da competição. Pelo menos cinco atletas disputam o título geral, que deve ser definido nos detalhes.
Continua depois da publicidade
Murilo Ferraz Afonso, da equipe de Cascavel (PR); Otavio Bulgareli, de São José dos Campos (SP); Maurício Morandi, de Santos (SP); Magno Prado Nazaret, de São José dos Campos (SP); e David Leite Silva, de Madalena (RJ); são os favoritos à conquista.
O catarinense com mais condições é Ricardo Alexandre Pscheidt, do time de Joinville. Pscheidt é o único representante do Estado a subir ao pódio nesta edição do Tour, façanha que realizou na sexta-feira, quando terminou em quarto na etapa de Rio do Sul a Urubici, e no sábado, ficando em terceiro no trecho entre Urubici e Bom Jardim da Serra. Pscheidt, porém, não figura entre os atuais cinco primeiros na classificação geral.
O campeão individual do Tour de SC receberá o Troféu Leonardo Valgas, em homenagem ao policial rodoviário federal assassinado em dezembro de 2011 ao abordar um veículo suspeito no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. Já a equipe vencedora receberá o Troféu Polícia Rodoviária Federal.
Continua depois da publicidade
A largada está marcada para 10h, na Praça Celso Ramos, em Orleans, e a chegada está prevista para 11h30min, na prefeitura de Bom Jardim da Serra. O percurso inclui um dos momentos mais esperados da prova: a subida da Serra do Rio do Rastro, que exige muito esforço físico, concentração, técnica e estratégia por parte dos atletas.
Atual classificação geral do Tour de SC:
1 – Murilo Ferraz Afonso, da equipe de Cascavel (PR)
2 – Otavio Bulgareli, da equipe de São José dos Campos (SP), com 2 segundos atrás do líder
3 – Maurício Morandi, da equipe de Santos (SP), com 9 segundos atrás do líder
4 – Magno Prado Nazaret, da equipe de São José dos Campos (SP), com 13 segundos atrás do líder
5 – David Leite Silva, da equipe de Madalena (RJ), com 27 segundos atrás do líder