O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Claudio Yamaguti, disse que a tendência é de que o número de brasileiros com cartão continue crescendo. O índice, que chegou a 75% em 2012, deve crescer entre entre dois e três pontos porcentuais no próximo ano.
Continua depois da publicidade
Para o executivo, os 75% de posse de cartões pelo brasileiro indicam que o cartão já é parte da vida das pessoas. Os números estão na 5ª edição da pesquisa anual sobre o mercado de cartões, encomendada pela Abecs ao Instituo Datafolha, divulgada nesta quarta-feira durante o 7º Congresso de Meios de Pagamento (Cmep).
O estudo ouviu consumidores e estabelecimentos comerciais de 11 capitais brasileiras durante os meses de junho e julho de 2012, registrando a opinião de, aproximadamente, 4 mil pessoas.
O uso do dinheiro em espécie caiu de 43% em 2008 para 38% em 2012, reforçando o crescimento do uso do cartão como meio de pagamento. Em contrapartida, a participação dos cartões de débito nos gastos mensais dos brasileiros avançou de 19% em 2008 para 23% em 2012.
Continua depois da publicidade