Após denúncia de abusos no Presídio Regional de Joinville, o delegado Fábio Estuqui, titular da delegacia do bairro Itinga, na zona Sul de Joinville, começará a ouvir depoimentos na terça-feira. Agentes prisionais serão os primeiros a serem ouvidos.
Continua depois da publicidade
Ele recebeu ainda na sexta-feira a apuração inicial dos abusos, liderada pelo juiz corregedor João Marcos Buch, e ficou responsável por instaurar o inquérito policial
Segundo Estuqui, os interrogatórios vão começar amanhã, com agentes do Presídio Regional de Joinville. O primeiro na lista é Jacson Jony Soupinski, diretor interino da unidade.
– A princípio, ele não estava no local dos fatos, mas é um depoimento importante para esclarecer o que houve -, diz o delegado.
Continua depois da publicidade
Os agentes envolvidos na operação pente-fino do último dia 18, que atuam fora de Joinville, devem ser ouvidos todos de uma vez em data a ser marcada. Já os presos agredidos serão procurados na próxima semana.
A desorganização das informações solicitadas ao presídio, conta o delegado, tem sido uma barreira na investigação.
– Não havia a relação dos agentes em ação nem lista com o nome de todos. Agentes também usavam balaclavas, isso dificulta a identificação. É preciso saber quem fazia o quê e quem determinava -, reforça.
Continua depois da publicidade
Na avaliação do delegado Fábio Estuqui, o afastamento imediato dos agentes envolvidos no caso é importante porque evita possível intimidação de testemunhas.