A última modalidade presente no Torneio Universitário de eSports que vamos apresentar hoje é o Clash Royale. Desenvolvido pela Supercell, no começo de 2016 o jogo foi lançado para iOS, depois de um mês, o jogo chegou também para os smartphones Android. Em 2016, foi o vencedor da categoria Best Upcoming Game na Décima segunda edição da IMGA-International Mobile Gaming Awards, no mesmo ano, foi eleito o Best Game do Google Play Awards.

Continua depois da publicidade

A jogabilidade

Clash Royale é um jogo estratégico que envolve cartas. Você tem como objetivo principal destruir as torres inimigas, utilizando uma variedade de cartas com tropas especiais. Algumas das tropas disponíveis no jogo, existem no outro jogo de sucesso da Supercell, o Clash of Clans. Cada tropa possui um valor de elixir (moeda utilizada durante a partida) para ser utilizada, esse elixir se acumula ao longo da partida. Você deve combinar algumas cartas para atacar o inimigo e destruir as torres ou utilizar esse elixir para se defender de ataques do inimigo.

Você tem a opção de duelar contra um amigo seu no modo Diversão. Além disso, o modo 2 vs 2 permite que você se junte a um aliado e dispute partidas contra outros dois jogadores. Clash Royale também possui um sistema de clãs, onde um grupo de pessoas jogam juntos, conversam e realizam treinamentos. Cada jogador pode criar o seu próprio clã e recrutar novos membros.

Campo de Treino e Modo Diversão

Esses dois modos de jogo não são competitivos, porém divertidos. O campo de treino servirá como um tutorial, aqui, o jogador enfrentará a máquina e uma batalha 1 vs 1 com três minutos de duração. As regras da partida são similares do Modo Batalha, mas nesse caso, você não ganha e nem perde troféus. Esse modo é o melhor lugar para você testar combinações de cartas, traçando uma estratégia para depois utilizar nas partidas ranqueadas.

Campo de Treino é importante para quem está começando no Clash Royale.
Campo de Treino é importante para quem está começando no Clash Royale. (Foto: Supercell/Divulgação)

O modo diversão como o próprio nome já diz é um modo mais divertido para jogar casualmente. Também como o Modo treino, esse modo você não perde e nem ganha troféus. O Festival dos Balões costuma ser muito utilizado, onde um balão para cada jogador é colocado de graça sem gasto de elixir no começo da rodada, caso o balão alcance a torre inimiga, ele explodirá e causará danos. Quando a partida atingirá 1:45, é ativado o elixir e balões em dobro. Além disso, você poderá jogar as partidas 2 vs 2, onde poderá disputar as partidas com um amigo ou com outro jogador aleatório.

Continua depois da publicidade

Modo Batalha

É aqui onde a magia acontece, o modo ranqueado do Clash Royale. O objetivo deste modo é o mais longe possível nas 22 arenas disponíveis no jogo, onde cada uma delas está inserida em um mapa diferente. Quando o jogador ultrapassar a 12ª liga, estará apto para progredir ainda mais. As ligas são: Desafiante I (Arena 13), Desafiante III (Liga 2), Desafiante III (Liga 3), Mestre I (Liga 4), Mestre II (Liga 5), Mestre III (Liga 6), Campeão (Liga 7), Grande Campeão (Liga 8), Campeão Real (Liga 9) e Maior Campeão (Liga 10). O jogador poderá alcançar no máximo a Liga 10.

Modo Batalha é o competitivo de Clash Royale.
Modo Batalha é o competitivo de Clash Royale. (Foto: Supercell/Divulgação)

Os jogadores vão vencendo batalhas 1 vs 1 contra outros players e acumulando troféus. Com a mesma duração das partidas do Campo de Treino e um destaque, o último minuto da batalha os jogadores conseguem elixir em dobro, fazendo com que mais cartas sejam jogadas em um curto período de tempo.

> O sucesso da equipe Gaming catarinense Havan Liberty

> O cenário competitivo de eFootball PES em Santa Catarina e no Mundo

Guerra de Clãs e Desafios

A Guerra de Clãs é uma maneira muito legal dos membros interagirem contra outros jogadores. A guerra só ocorre se tiver 10 jogadores com rei nível oito, além disso, ela se divide em duas fases, a Coleta e o Dia de Guerra. Na coleta, cada jogador terá três partidas para realizar, podendo ser em qualquer formato. O objetivo é o clã coletar o máximo de cards possível, assim, no Dia da Guerra, os clãs se enfrentam e cada jogador terá apenas uma partida.

As Guerras de Clã só ocorrem se houver 10 jogadores com rei nível 8.
As Guerras de Clã só ocorrem se houver 10 jogadores com rei nível 8. (Foto: Supercell/Divulgação)

Os desafios funcionam de maneira simples, cada vitória que o jogador conquista, o prêmio final aumenta. Se o jogador perder três vezes ele termina, porém, se vencer seis, nova ou doze partidas, o jogador terá ótima premiação. Para disputar o desafio, é necessário se inscrever com 100 gemas. Com objetivo de deixar a batalha mais equilibrada todos os cards e torres ficam com o nível nove. Existe ainda o Desafio Clássico que funciona de uma maneira muito parecida, porém, com uma entrada menor de apenas 10 gemas e as recompensas também são mais modestas.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Clash Royale acompanha o Torneio Universitário de eSports desde a segunda edição em 2017, com isso, ele não poderia ficar de fora da edição 2021. As inscrições já foram encerradas, com os primeiros jogos acontecendo no dia 02 de outubro, sendo que as finais das conferências A e B serão disputadas no dia 06 de outubro e a grande final do TUeS no dia 07.

Leia também:

>> Conheça a ATCTC UFSC, equipe participante do Torneio Universitário de eSports

>> Conheça ‘Manteiga’, a jovem de Joinville que acumula milhares de seguidores no mundo dos games