A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou, nesta segunda-feira, a cidade de São Carlos, em São Paulo, como sede do torneio Sul-Americano. A competição ocorre entre os dias 11 e 13 de maio, no ginásio Milton Olaio Filho.

Continua depois da publicidade

Quinto colocado na Copa do Mundo do Japão, o Brasil terá a oportunidade de conquistar a vaga para as Olimpíadas de 2014 diante de sua torcida, já que o campeonato é classificatório. O campeão está automaticamente nos Jogos de Londres. O sistema de disputa será definido posteriormente.

As equipes que disputarão a competição ainda não estão definidas pela Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV). Para Renato D?Avila, superintendente técnico da CBV, a competição será uma grande oportunidade para os torcedores brasileiros assistirem de perto grandes nomes do voleibol mundial.

– Essa é uma competição muito importante para o Brasil. Teremos a chance de nos classificar para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, dentro do nosso país. Um evento desse porte gera muitas oportunidades para a cidade sede. Tenho certeza que São Carlos aproveitará esse evento da melhor maneira possível – disse Renato.

Continua depois da publicidade

Caso a seleção brasileira, dirigida pelo técnico José Roberto Guimarães, não consiga a vaga olímpica neste torneio, o time ainda terá outra chance. Em junho, equipe poderá disputar o Torneio Pré-Olímpico Mundial, entre os dias 19 e 27 de maio, no Japão, e disputará umas das três vagas contra equipes dos demais continentes.

Itália, Estados Unidos e China – as três primeiras colocadas da Copa do Mundo, realizada no Japão, em novembro – são as equipes já classificadas para os Jogos de Londres.

A cidade de São Carlos já recebeu a seleção feminina. Em 2010, o mesmo ginásio foi a sede de uma etapa do Grand Prix e recebeu as seleções do Brasil, da Itália, da China Taipei e do Japão.

Continua depois da publicidade