Florianópolis vai receber 150 jogadores titulados de xadrez e 550 participantes de 16 países durante o 9º Floripa Chess Open. O evento ocorre entre os dias 20 e 29 de janeiro, segundo o ge SC. O vencedor desta etapa garante uma vaga no Torneio de Candidatos, único da América que classifica para o Campeonato Mundial de Xadrez, e leva um prêmio de R$ 40 mil.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O evento, que terá integrantes do Brasil, Argentina, Canadá, Bolívia, Chile, Equador, Espanha, França, Irlanda, Paraguai, Peru, Portugal, Síria, Uruguai, Venezuela e China, será feito em Florianópolis pela nona vez e, neste ano, acontece no Lira Tênis Clube. Além das competições, a programação terá ainda um congresso de xadrez e curso de arbitragem.

Quem é o gênio de Joinville que faz história no xadrez e surpreende os melhores do mundo

O Floripa Chess Open é feito pelos titulados internacionais em organização de eventos de xadrez, Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Nascimento Pomar. A árbitra internacional Elana Silva de Souza é a árbitra-chefe do evento.

Continua depois da publicidade

Em 2023, o torneio terá como convidados os Grandes Mestres (GMs) brasileiros Alexandr Fier e GM Krikor Sevag Mekhitarian. Eles são, respectivamente, o segundo e o terceiro colocados como melhores jogadores do país e os únicos brasileiros que já venceram o Floripa Chess Open. Fier venceu duas vezes (2019 e 2021) e Krikor é o atual campeão do evento.

Leia também

Joinvilense representa o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez: “Nunca foi um hobby”

Menino superdotado de 6 anos vai disputar Jogos Pan-Americanos de Xadrez em Florianópolis