O Banana Bowl, torneio infanto-juvenil mais tradicional do mundo, começa neste sábado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, e reúne a nova geração do tênis do Brasil, além de representantes de 23 países.

Continua depois da publicidade

O torneio chega a sua 43ª edição com o histórico de já ter revelado para o mundo nomes como John McEnroe, Ivan Lendl, Andy Roddick, Jo-Wilfried Tsonga, Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten, Gabriela Sabatini, Svetlana Kuznetsova, Dominika Cibulkova, Ana Ivanovic, entre outros nomes de destaque no tênis.

O Brasil vai entrar na 43ª edição do torneio com chances de título na principal categoria, para tenistas de até 18 anos. No masculino, o mato-grossense Marcelo Zormann, os gaúchos Rafael Matos e João Walendowsky e o paranaense Marcelo Tebet Filho são fortes candidatos.

Zormann foi campeão da categoria 16 anos em 2012 e vem de uma boa temporada em seu primeiro ano no circuito ITF. Mas o desafio será duro. O italiano Giuanluigi Quinzi, líder do ranking mundial juvenil no começo da temporada, é um dos destaques internacionais do Banana Bowl, na categoria 18 anos masculino.

Campeão de 2012, o norte-americano Spencer Papa tenta a defesa do título, enquanto os franceses Maxime Hamou e Quentin Halys também estão entre os favoritos.

Continua depois da publicidade

A brasileira Beatriz Haddad Maia é um dos destaques da categoria 18 anos feminino e busca, aos 16 anos, o seu primeiro título na principal categoria do Banana Bowl.

Bia foi um dos destaques do Brasil Tennis Cup, torneio realizado em Florianópolis na última semana, quando avançou à segunda rodada e entrou para o top 500 da WTA.

– Não só eu, mas todas as meninas têm o sonho de ganhar porque faz muito tempo que uma brasileira não ganha. Ainda mais jogando em casa, vamos jogo a jogo, ponto a ponto e ver o que dá – afirma Beatriz Haddad Maia, que não é a única brasileira garantida na chave principal.

Além dela, Carolina Meligeni Alves e Ingrid Gamarra Martins têm entrada direta por ranking. Entre as adversárias das brasileiras se destacam a norte-americana Christina Makarova e a russa Varvara Flink, que também são cabeças de chave do torneio.

Continua depois da publicidade

Qualifying e Tennis 10’S

O Banana Bowl tem início neste sábado, dia 9 de março, com a disputa do qualifying, com partidas também no domingo. A partir de segunda-feira, dia 11, começa a chave principal do torneio com alguns dos melhores atletas juvenis do mundo.

O Itamirim Clube de Campo também recebe neste ano a categoria 12 anos do Banana Bowl, contando com os melhores tenistas da faixa de idade inicial dos circuitos nacionais. Além da categoria 12 anos, o Tennis 10?s também acontece em Itajaí para os tenistas de 9 e 10 anos nos dias 16 e 17 de março.

As inscrições para o Tennis 10?s estão abertas até o dia 11 de março e podem ser feitas no site da Confederação Brasileira de Tênis. O Itamirim Clube de Campo fica localizado na Rua José Gali, número 1.106, em Itajaí/SC.