Uma série de tornados que atingiu o centro e o sul dos Estados Unidos já fez pelo menos 13 mortos, segundo informações divulgadas na quinta-feira pelas autoridades locais. A última morte registrada foi a de um homem de 53 anos em um hospital devido a ferimentos sofridos quando sua casa desmoronou na terça-feira na cidade de Harveyville, estado de Kansas (centro-oeste), informou a imprensa.
Continua depois da publicidade
O serviço de emergências do Tennessee informou que a pessoa que havia ficado presa entre ruínas de uma casa no Condado de DeKalb, no leste do estado, foi retirada morta. Assim, o número de vítimas fatais no Tennessee sobe para três. Há casas destruídas, carros nos lagos, raízes de árvores desprendidas e várias lojas destruídas em cidades do centro do país, de Nebraska a Kentucky.
Na quarta-feira, Harrisburg, em Illinois (norte), foi arrasada por um forte tornado às 4h30min local (7h30min de Brasília). Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas nesta cidade.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos recebeu 30 informes de tornados que começaram em Nebraska e no Kansas e logo avançaram para o leste, alcançando Misuri, Illinois, Indiana e Kentucky. Fortes trovoadas afetaram o Alabama, Georgia, Kentucky, Misisipi, Carolina do Norte e Tennesse.
Continua depois da publicidade
Cerca de 545 pessoas morreram em 2011 nos Estados Unidos, após a passagem de tornados, um recorde desde 1936, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.