A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado no município de Seara, no Oeste do Estado. O fenômeno ocorreu por volta das 20h de segunda-feira (21).
Continua depois da publicidade
Chuva de granizo quebra para-brisa de carro no Oeste de Santa Catarina; veja vídeo
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em nota divulgada nesta terça, o órgão estadual afirma que a atuação de uma frente fria sobre SC e o oceano atlântico e o escoamento da umidade e ar quente vindos da região amazônica causou chuvas com raios, rajadas de vento e queda de granizo no Oeste e no Extremo Oeste.
Em uma imagem divulgada pela Defesa Civil, é apontada uma formação que segundo o órgão seria uma supercélula com características de tornado. O registro ocorreu às 20h02min, em Seara, município a 45 quilômetros de Chapecó.
Continua depois da publicidade
A passagem do tornado deixou estragos em Seara, como a queda de árvores, que foram partidas ao meio com os ventos. O fenômeno ficou concentrado em uma área de reflorestamento, no interior da cidade.
Segundo tornado em uma semana
É a segunda vez em uma semana que uma cidade do Oeste registra um tornado. Na semana passada, o município de Guatambu também registrou um fenômeno deste tipo, com casas destelhadas e árvores quebradas.
O tornado foi registrado em um dia de destruição também em outras cidades do Oeste. Em Bom Jesus, próximo a Xanxerê, houve chuva de granizo e um carro chegou a ter o para-brisa quebrado. Um galpão que abrigava vacas também teve o telhado destruído por chuva de granizo.
Veja fotos dos estragos causados pelo tornado em Seara
Leia também
Com temporal de granizo, lavouras sofrem perdas totais no extremo Sul catarinense
Continua depois da publicidade
Tornado foi causa de destruição no Oeste de SC: “Parecia que ia levantar a casa”
Manifestação na Comcap tem gás de pimenta, agressão e bala de borracha em Florianópolis