Cerca de 2 mil pessoas estiveram nesta manhã na Universidade de Wits, em Joanesburgo, para assistir ao aberto público da Holanda. Vestidos com as tradicionais camisas laranjas, os torcedores tinha vuvuzelas, também laranjas, e faziam festa cada vez que os jogadores se aproximavam da arquibancada.
Continua depois da publicidade
A colônia holandesa é grande na África do Sul. São cerca de 40 mil holandeses residentes em todo o país, a maioria em Pretória. Funcionária da embaixada holandesa, Marijan Botha esteve com a família para assistir ao treinamento da equipe.
– Colocamos um número à disposição na embaixada apenas para torcedores holandeses que virão para a Copa do Mundo. Eles ainda estão chegando, mas na estreia acreditamos que teremos ao menos 10 mil torcedores no Soccer City – disse Marijan.
Ao seu lado, estava o marido, Riaan Botha e o filho, Marc, de nove anos. O garoto carregava consigo o álbum de figurinhas da Copa, mas o pai, apesar de ser sul-africano de origem holandesa, garantiu torcida pela Laranja Mecânica na Copa.
– Temos muita confiança nesse time. Chegaremos pelo menos à final. Aí venceremos o Brasil ou a Espanha – arriscou o torcedor.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, os holandeses farão novo treinamento na Universidad de Wits. Desta vez, no entanto, a atividade será fechada.