A Torcida Organizada Gaviões Alvinegros, do Figueirense, está impedida de entrar em estádios de futebol no Brasil até o final de 2018. A penalidade veio em função de incidentes no clássico contra o Avaí, dia 12/05, e na partida diante do Juventude, dia 13/04, os dois jogos no Orlando Scarpelli. A medida foi imposta nesta terça-feira, 05/06, em processo administrativo aberto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e começa a valer a partir da quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O relatório do policiamento da partida contra o clube gaúcho cita que integrantes da Gaviões atacaram, com pedras e rojões, um ônibus que levava torcedores do time adversário para o estádio. Já no clássico, a Gaviões é apontada como responsável por quebrar os acrílicos que separam a arquibancada do gramado, totalizando 25 placas de vidro danificadas, e também por confrontos fora do estádio com outros torcedores do Figueirense que deixavam o Scarpelli. Esses incidentes aconteceram após o término da partida, vencida pelo Avaí.

A proibição veio de comum acordo entre MPSC, Federação Catarinense de Futebol e a Polícia Militar. Torcedores e simpatizantes da Gaviões Alvinegros estão proibidos de entrar em qualquer estádio de futebol brasileiro portando qualquer tipo de vestuário, bandeira, faixas, instrumentos ou adereços com símbolos ou menções à torcida. O descumprimento das medidas ou novos casos de violência podem gerar novas providências, inclusive medida judicial para extinguir a torcida.