Não era um jogo qualquer do Figueirense. Na partida da 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, aos alvinegros das arquibancadas havia algo mais que apoiar o time no Orlando Scarpelli diante do Vitória, no empate em 1 a 1. Era a oportunidade de se manifestarem sobre os acontecimentos recentes no clube. Na véspera, o técnico Hemerson Maria pediu demissão por conta da situação provocada pela crise financeira e os jogadores não treinaram para enfrentar o time baiano.

Continua depois da publicidade

O espaço em que costumeiramente fica a torcida Gaviões Alvinegros estava vazio. Outra, a Choppgueira, deixou o setor B e foi para o mais próximo possível das sociais do Orlando Scarpelli para tentar fazer com que seus gritos fossem ouvidos.

O presidente da empresa que gere o futebol do Figueira foi o principal alvo das canções entoadas por eles. Por meio de músicas, eles também criticaram conselheiros, pediram mais ação, vista a situação delicada das finanças do clube, com atrasos de salário de atletas e funcionários.

Com os gritos ecoando pelo Scarpelli, a Polícia Militar aumentou a quantidade de homens ao lado da grade que dividia a arquibancada descoberta das sociais. Ainda assim, eles exibiram duas faixas. "Fora, Honigman" e "Conselho omisso" estava escrito em cada uma delas.

Os jogadores, por outro lado, foram apoiados o tempo todo. O volante Zé Antônio manifestou após a consumação do empate em casa a necessidade da torcida apoiar a equipe dentro de campo.

Continua depois da publicidade

— A gente tem que se fechar cada vez mais, porque defendemos uma camisa de tradição e que tem valor. Não vamos virar as costas ao Figueirense, seria covardia nossa. Agradeço ao apoio da torcida e espero que seja assim até o fim da competição.

Mesmo depois da partida, os torcedores continuaram no setor e mantiveram os protestos. A PM interveio para fazer com que eles deixassem as arquibancadas. O empate em 1 a 1 entre Figueirense e Vitória foi um pouco além da partida e do apito final. Um grupo chegou a derrubar o portão 8 do Orlando Scarpelli bem depois do jogo.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado do portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.