O estádio Kingsmead é, oficialmente, a casa do críquete, esporte tradicional na África do Sul. Entretanto, durante a Copa do Mundo, o local será convertido, temporariamente, em um camping de luxo para aproximadamente mil torcedores australianos que devem chegar na próxima semana a Durban.

Continua depois da publicidade

Petro von der Spruy, gerente do projeto chamado Camp Australia, explica a ideia inovadora.

– Eles queriam uma experiência diferente que permitisse a união de todo o grupo. Nós procuramos diferentes locais e escolhemos Kingsmead por causa das instalações que eles tem e porque é possível ir caminhando até o estádio de Durban – explica.

Segundo a coordenação do projeto, usar um campo de críquete é uma boa opção também por questões climáticas.

– O campo de críquete tem um sistema de drenagem especial, então, mesmo que haja chuva forte o campo pode ser drenado em poucas horas – diz von der Spruy.

Continua depois da publicidade

No momento, centenas de barracas estão sendo erguidas no campo. Cada uma delas equipadas com duas ou três camas de aço, colchões, lençóis e iluminação recarregável.

– É uma configuração bastante confortável. Nós vamos coletar os lençóis e trocá-los a cada cinco dias. Nós também serviremos café da manhã, diariamente, e haverá vendedores no local que fornecerão outras refeições – afirma Petro von der Spruy.

O local ainda conta com instalações de internet, chuveiros móveis, banheiros, além de um bar e uma área de entretenimento onde vários músicos se apresentarão.

A segurança também é bastante reforçada, com acesso biométrico, garantindo que para qualquer pessoa entrar no local, será preciso, antes, registrar as impressões digitais em um sistema.

Continua depois da publicidade

Os torcedores australianos começam a chegar no local no dia 10 de junho e devem permanecer por 16 a 20 dias.

A Austrália encara a Alemanha em sua estreia no Mundial da África do Sul, no dia 13 de junho, em Durban. Os australianos encerram sua participação na primeira fase na Copa do Mundo, contra a Sérvia, no dia 23 de junho.