Quem é torcedor já deve ter imaginado poder contratar jogadores, demitir o técnico, escalar o time e acompanhar de perto os treinos do seu clube do coração. Esta é a proposta do aplicativo Metafoot, criado em Joinville, que promete aos usuários participarem da gestão de clubes de futebol profissional.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Inspirado em “managers games”, o empreendedor joinvilense Lucas Muller criou o app para permitir que torcedores possam participar de decisões do dia a dia de times.
— O aplicativo vai proporcionar ao torcedor, ao amante do futebol, interagir diretamente na gestão de um clube. Nós nos baseamos em jogos, como o Elifoot e o Brasfoot, que você toma decisões de um time, mas ali ficaria restrito ao mundo virtual. Nossa ideia é que a interação vá além disso — disse.
Continua depois da publicidade
Segundo o criador, o aplicativo terá mais de um clube disponível para o usuário poder participar das dinâmicas diárias, e torcedores poderão participar de praticamente todas as partes das equipes.
— Nós, como administradores, iremos colocar três opções de contratações, por exemplo, em acordo com a diretoria. Mas a decisão final do escolhido fica para quem tem o aplicativo. Tudo fica para o torcedor, desde escalar até onde o dinheiro vai ser investido — explicou.
Para ele, o público-alvo do aplicativo será clubes-empresas, como SAFs.
— Nesses clubes, têm um dono, e ele coloca o modelo de gestão que quiser. O que faria um clube optar por esse modelo de gestão é principalmente a questão da transparência, boas práticas de governança e essa interação com o torcedor — afirma.
Primeiro clube parceiro já foi anunciado
O primeiro clube parceiro a adotar o modelo de gestão por aplicativo já foi anunciado: será o Sport Club Jaraguá, de Jaraguá do Sul, que disputará o Campeonato Catarinense Série C, em setembro.
Continua depois da publicidade
De acordo com o executivo de futebol do clube, Tiago Borges, a gestão será totalmente compartilhada com o torcedor.
— Essas decisões serão sempre tomadas com uma linha de pensamento profissional. O trabalho de quem está no staff precisa ser ainda maior, objetivando colocar em votação para as escolhas dos torcedores. Não serão apenas votações, terão também o conhecimento interno do clube, como nenhum mostrou até os dias atuais. Aqui, o fã de futebol terá um clube para chamar de seu — disse.
Além do Sport Jaraguá, o criador do app revelou que outros clubes estão interessados em adotar o modelo.
Continua depois da publicidade
— Quem adquirir o aplicativo já vai ter outras opções de clubes para interagir no segundo ano. Muita equipe do Nordeste, dos Estados Unidos, já estão interessadas em saber como é que funciona — afirmou Lucas Muller.
Usuários com mais acessos terão vantagens nos clubes
O objetivo do aplicativo, segundo Lucas, é dar voz aos torcedores dos clubes.
— Possibilita com que pessoas “comuns” tenham uma voz ativa dentro do clube que torce ou de outros clubes — disse.
Ainda de acordo com ele, usuários que mais interagirem no aplicativo terão vantagens em votações dentro dos times.
Continua depois da publicidade
— Quanto mais você interage com o aplicativo, mais vai recebendo algumas vantagens. Por exemplo, o teu voto vai ter um peso maior, vai chegar um momento que o teu voto vai ter peso dez, diferente de uma pessoa que está entrando no aplicativo agora — revelou.
Como adquirir
Para participar do processo, os usuários devem adquirir uma licença, válida por temporada, através do pagamento de uma mensalidade. Atualmente, a única disponível é do Sport Clube Jaraguá, que pode ser adquirida a partir de R$ 249, através do site do Metafoot.
O lançamento do aplicativo está previsto para a segunda quinzena de julho, já disponível para download em Android, IOS e computador.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Morre Fernando Ferretti, treinador de futsal multicampeão por Jaraguá e Joinville
Cidade de SC vê instalação de marina como “virada de chave” no turismo
Festa Nacional do Pirão 2023 é cancelada por falta de verba em Barra Velha