Depois do menino que invadiu o gramado número dois da Granja Comary, a segurança foi reforçada. Mas, ao final do treino coletivo desta tarde, os jogadores resolveram ir ao encontro dos cerca de 300 torcedores que se postavam no cercado junto ao condomínio residencial, que fica bem ao lado do campo. E aí não houve como segurar.

Continua depois da publicidade

Uma torcedora, de calção branco curto, teve de ser agarrada, já dentro do campo. Em outros pontos, o mesmo estresse acontecia, com os seguranças tendo que usar de força para evitar que a invasão fosse geral.

Leia mais:

> Fique por dentro da tabela da Copa do Mundo

Continua depois da publicidade

> Escale sua Seleção de todos os tempos e compartilhe

> Confira os convocados de todas as seleções que disputarão a Copa

> Mostre que você conhece os astros do futebol mundial

> Confira as últimas notícias sobre a Copa do Mundo

No domingo, um menino conseguiu driblar a segurança e, em vez de ser retirado, acabou sendo premiado por Neymar. O camisa 10 levou o garoto para perto dos jogadores e até tirou foto dele, sem falar nas selfies.

O treino coletivo da tarde (o da manhã foi cancelado) mostrou bom desempenho. Os titulares venceram por 4 a 0. David Luiz fez o primeiro gol de cabeça da preparação, após cobrança de escanteio de Neymar. Hulk marcou o segundo, recebendo lançamento excelente de Oscar. Fred, após troca de passes entre Neymar e Paulinho, marcou 3 a 0. Marcelo fechou a conta de meia bicicleta, no gol mais bonito de todos, ainda que não tenha treinado bem.

O trabalho foi forte, pegado, com muitas faltas e até um susto: aos oito minutos, Neymar se chocou com Fernandinho e parecia ter torcido gravemente o tornozelo direito. O treino parou. Tensão. Após auxílio médico, ele seguiu jogando normalmente. Maicon também teve de ser atendido após carrinho de Marcelo.

Continua depois da publicidade

Em 57 minutos, Felipão exigiu marcação sob pressão e parou o treino várias vezes para orientar a marcação.

– Disciplina tática ganha jogo. Disciplina – esbravejou a certa altura, ao reclamar uma recomposição errada de Hulk.

A novidade tática foi a entrada de Henrique no lugar de Oscar, na segunda parte do treinamento. Paulinho abriu pela esquerda, Luiz Gustavo pela direita e Henrique ficou centralizado. O time ficou em um 4-3-2-1 e não mais no 4-3-2-1, como habitualmente.

Continua depois da publicidade

Mas a equipe da estreia contra a Croácia, na quinta-feira, será Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho; Hulk, Oscar e Neymar; Fred.