Os 11 torcedores do JEC acusados por espancamento e ameaça de morte contra integrantes das torcidas do Paysandu e do Remo, equipes do Pará, vão a júri popular. A briga generalizada aconteceu em um bar no bairro Aventureiro, zona Leste da cidade, em fevereiro deste ano. 

Continua depois da publicidade

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

​Conforme a denúncia do Ministério Público, integrantes da União Tricolor invadiram o estabelecimento Sabores do Pará e agrediram os clientes que estavam no local por terem se recusado a tirarem as camisetas dos respectivos times. Um deles, inclusive, identificado como Wellington Gleidson do Nascimento Santos, ficou gravemente ferido e foi levado ao hospital inconsciente. 

Ainda segundo a promotoria, a ação gerou perigo comum, pois o bar que foi alvo do ataque estava em pleno funcionamento, com a presença de inúmeros frequentadores, dentre eles crianças e mulheres, que foram obrigadas a fugir às pressas para evitarem ferimentos. 

Os réus foram indiciados por tentativa de homicídio triplamente qualificada, já que a justiça interpretou motivo fútil, perigo comum e recurso que dificultou a defesa de Wellington, além de associação criminosa e constrangimento ilegal. 

Continua depois da publicidade

Em março deste ano, nove dos envolvidos na briga generalizada foram presos. Os integrantes da União Tricolor passaram por audiência de instrução em julho deste ano, quando foram interrogados e testemunhas foram ouvidas. A data em que acontece o julgamento ainda não foi definida. 

Relembre o caso

O caso aconteceu no dia 20 de fevereiro, por volta das 20h. Segundo a Polícia Militar, a proprietária do bar relatou que havia torcedores dos dois times paraenses no local, quando 20 homens encapuzados entraram no estabelecimento. Ela afirmou que o grupo ameaçou os torcedores de morte, caso não retirassem as camisas dos clubes.

Na sequência, começaram a agredir os torcedores dentro do bar, segundo disse a mulher. Eles teriam sido atacados com socos, chutes e golpes de madeira, tacos de baseball e cadeiras. A ação foi encerrada apenas quando uma das vítimas caiu no chão por causa das agressões. A vítima chegou a ficar internada na UTI do Hospital São José.

Um vídeo mostra o momento da invasão ao bar. Nas imagens, é possível ver homens, mulheres, uma criança e até um bebê de colo no local. Eles assistiam ao clássico entre Paysandu e Remo, válido pelo Campeonato Paraense.

Continua depois da publicidade

A polícia ainda acredita que a confusão entre as torcidas tenha iniciado antes da briga generalizada. Imagens mostram um início de confronto na frente de um supermercado do bairro, além de troca de provocações por um aplicativo de mensagens.

Leia também

Dupla é feita refém e morta a tiros por facção rival em condomínio de Joinville

VÍDEO: Ônibus “engata” em trilho recém-reformado e passageiros ficam feridos em Joinville

Ex-diretor do Tamandaré morre em acidente na BR-280, em SC