Já está no AN.com.br o grande presente da editoria de esporte para o torcedor tricolor neste anivesário de 40 anos do Joinville. O livro 40 Histórias Gloriosas, escrito por mim em parceria com o editor Lucas Balduino, é uma viagem ao passado.

Continua depois da publicidade

É difícil escolher 40 situações para sintetizar a história do Joinville. Na verdade, esta é uma tarefa quase impossível. O que fizemos foi uma seleção de causos, registros históricos e informações de bastidores que não apareceram no noticiário do JEC.

O objetivo inicial era trazer ao leitor/torcedor casos não necessariamente ligados às conquistas do JEC. Mesmo assim, há histórias dos títulos com um olhar diferente. Os exemplos são a camisa da sorte em 2014 e coadjuvante que virou destaque na última rodada – o goleiro Júlio César, do Náutico, que evitou a vitória da Ponte Preta, em Recife.

São 92 páginas de um trabalho que só começou. Há muito a ser dito a respeito do Joinville. A partir de agora, o trabalho é buscar novos causos para compartilharmos com os torcedor.

Continua depois da publicidade

Um chegou

O atacante William Paulista, de 30 anos, ex-Sampaio Corrêa, está na cidade para ser apresentado oficialmente pelo Joinville na noite de hoje. O jogador chega para tentar dar uma solução ao ataque tricolor, que começou a temporada causando preocupação na diretoria em razão da falta de gols nos dois testes.

Leia as últimasn notícias de Joinville e região

Leia mais sobre o JEC

E o outro?

O Joinville não confirma, mas cirula nos bastidores a informação de que outra surpresa será apresentada na noite de hoje. Pelo que apurou Toque de Letra, a surpresa seria a contratação de um novo jogador, mais badalado. Nem a posição do atleta foi revelada. Se de fato isso acontecer, quem agradece é o torcedor.

Música

A União Tricolor prepara uma nova música para a estreia do JEC. A autoria é de Marcos Messias, com participação de Vitor Pastorello e Luiz Fuchter. O ritmo é inspirado no samba de Martinho da Vila, na música Madalena do Jucu. A letra, você confere no blog Toque de Letra.

Continua depois da publicidade

Empréstimo

O atacante Fernando Viana voltará a ser emprestado pelo Joinville. O jogador acertou ontem a saída para o Ituano, onde jogará durante o Campeonato Paulista. Os salários serão pagos pelo clube de Itu. No ano passado, Viana já havia sido emprestado para o Paraná Clube.

Comissão da Liga

A Primeira Liga, competição que teve abertura na quarta, irá trabalhar com uma comissão disciplinar à parte, sem a interferência do STJD. Entre os eleitos desta nova comissão, está o advogado do JEC, Roberto Pugliese Jr., que será auditor no julgamento de casos do campeonato.

Mudou

O técnico PC Gusmão tem trabalhado com outra formação no Joinville nos últimos dias. Ganharam chance Mário Sérgio, Naldo e Gustavo Sauer.

Continua depois da publicidade

Escalação

O JEC tem treinado com: Agenor; Mário Sérgio, Bruno Aguiar, Rafael Donato e Diego; Naldo, Anselmo, Jonathan, Gustavo Sauer e Wellinton Júnior; Felipe Alves.

Teste

Ontem, Popp apareceu entre os titulares como falso 9. Hoje, o time encerra os trabalhos.

Apito

Saiu a escala de arbitragem para a estreia do Joinville no Campeonato Catarinense, amanhã, às 19h30, em Palhoça, contra o Guarani. Rodrigo D?Alonso Ferreira será o árbitro. Ele terá como assistentes Helton Nunes e Johnny Barros de Oliveira. Curiosamente, foi Rodrigo D?Alonso que apitou a estreia do JEC em 2015.

Saldo

No Campeonato Catarinense do ano passado, Rodrigo D?Alonso Ferreira esteve no apito de três partidas do JEC e em nenhuma delas o Tricolor conseguiu vencer. Foi assim no empate na Arena com o Avaí por 2 a 2; 0 a 0 com a Chapecoense, também na Arena; e 1 a 0 para o Metrô em Blumenau.

Continua depois da publicidade