A provável formação do técnico PC Gusmão, com três volantes, pode até deixar o torcedor mais conservador do JEC preocupado devido ao zelo defensivo do comandante. Mas os números mostram que, quando atuaram juntos, Naldo, Anselmo e Kadu ajudaram o Joinville a fazer boas partidas graças ao excelente aproveitamento nos desarmes.
Continua depois da publicidade
Contra Cruzeiro, Grêmio e Fluminense, quando PC utilizou exatamente o esquema que pensa em colocar em campo contra a Ponte, o JEC teve mais de 90% de aproveitamento nos desarmes.
Ou seja, pelo menos nos números, jogar com Naldo, Anselmo e Kadu pode ser um bom negócio, especialmente se o JEC aproveitar a retomada da bola nas suas ações de contra-ataque ou próximo à área.
Outros
Continua depois da publicidade
Obviamente, o índice nem sempre garante uma atuação impecável. O JEC teve índices semelhantes contra o Fluminense (primeira rodada), Sport (sétima), Santos (15ª) e Sport (26ª). Só que nestes jogos o Tricolor foi dirigido por três técnicos e, em alguns deles, não tinha um esquema bem definido com três volantes.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Leia as últimas notícias do JEC
Detalhe
Em alguns desses duelos em que não foi bem, mas teve um bom índice de aproveitamento nos desarmes, o JEC teve um baixo número do fundamento – o que contribui para o aumento do índice. A lista completa, com o índice de aproveitamento e os números dos desarmes, jogo a jogo, estão no blog Toque de Letra.
O time
PC Gusmão montou o time no treino da manhã de ontem com três volantes. Estavam em campo: Agenor; Edson Ratinho, Rafael Donato, Guti e Diego; Naldo, Anselmo, Kadu, Edigar Júnio e Silvinho; Marcelinho Paraíba. A grande novidade foi o retorno de Silvinho, que andava meio sumido da equipe. Ele marcou o único gol pelo JEC justamente contra a Ponte Preta, no turno.
Continua depois da publicidade
Csa?
O meia Marcelinho Paraíba ainda não foi procurado pela diretoria do JEC para renovar seu contrato. No entanto, já há clubes interessados no meia. O CSA confirmou estar disposto a contratá-lo, segundo informou o Globoesporte.com. No entanto, apesar do desejo dos alagoanos, Marcelinho tem mais mercado em outros clubes.
Lançamentos
Outro detalhe da formação com três volantes: com três homens no meio, o JEC não usa tanto a bola longa. Isso porque não faz sentido lançar bolas para um “falso 9”, como é Marcelinho Paraíba. Contra Cruzeiro e Grêmio, o JEC lançou 26 e 39 bolas, respectivamente. Diante de Figueirense e Inter, foram 63 e 52 bolas longas, respectivamente.
Nada na pauta
Saiu a pauta do pleno do STJD para julgamento no dia 5 de novembro, no Rio, mas nela não aparece nenhum recurso da procuradoria quanto à absolvição de Anselmo pela entrada em Dátolo, do Atlético-MG, e pela expulsão de PC Gusmão, na mesma partida. Se entrarem na pauta, os casos serão julgados no fim de novembro.
Continua depois da publicidade
Basquete
O Estadual de Basquete adulto será decidido neste fim de semana. Nas semifinais, Videira encara Blumenau e Brusque joga contra Concórdia. O Joinville, mais vezes campeão do Estado, vai encarar a modesta Copa SC, para equipes desclassificadas. Pouco para a história da cidade.
História
O Estadual de Basquete adulto é disputado desde 1995. Até o momento, foram 20 edições. Em 13 delas, o título ficou em Joinville – houve uma sequência com nove troféus. Blumenau soma quatro conquistas e Brusque tem três troféus.
Classificado
O São Paulo avançou às semifinais da Copa do Brasil Sub-20. O Tricolor empatou por 1 a 1 com o Goiás, no jogo da volta, em Goiás. No duelo de ida, o time venceu por 2 a 0.
Continua depois da publicidade
Adversário
O São Paulo vai enfrentar Joinville ou Flamengo. O duelo entre o JEC e o Fla não tinha terminado até o fechamento desta edição. O resultado você confere no blog.