Com o rebaixamento do JEC praticamente definido, é preciso começar a fazer a reavaliação do trabalho em 2015. E não é necessário muito esforço para enxergar onde aconteceram os erros. Um número resume bem o que houve no futebol: 35 contratações.
Continua depois da publicidade
O Joinville foi a equipe da Série A que mais contratou. O pior é que, dos 35, 11 já foram embora. Há outros que continuam por aqui, mas praticamente não atuaram no ano, casos de Héracles, Drausio e Geandro. Com eles, temos 14 atletas que nada acrescentaram na Série A.
E o número fica pior se lembrarmos de quem perdeu espaço na Série A: Arnaldo, Alef, Dankler, Yuri, William Henrique e Trípodi. Nesta lista rápida, há 20 contratados do ano.
Mais um exemplo
Continua depois da publicidade
Outro número que reflete o ano: entre os 11 atletas que mais jogaram na Série A, quatro são remanescentes da Série B (Guti, Naldo, Anselmo e Bruno Aguiar) e outro é da base: Willian Popp. E o 12º nome desta lista também é da base: Kadu.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Contratações
Nesta lista dos 11 jogadores que mais atuaram no ano, é possível ver que esteve mais em campo quem a diretoria bancou: Agenor, Kempes, Marcelinho Paraíba, Diego e Mario Sérgio.
Exceções
Destes, quem menos rendeu foi Mário Sérgio. E dos indicados dos técnicos, na lista, só aparece Lucas Crispim. Ou seja, quando não deixou a contração nas mãos dos técnicos, o JEC errou menos.
Continua depois da publicidade
Arbitral
Reunião hoje, na sede da Federação Catarinense de Futebol, irá definir a fórmula de disputa do Catarinense 2016. Duas propostas estão na mesa: pontos corridos ou final entre os vencedores do turno e do returno.
Indefinido
O Joinville será representado no conselho técnico do Campeonato Catarinense pelo presidente do clube, Nereu Martinelli. Ele informou que, por enquanto, não sabe qual é a melhor fórmula para a disputa do Estadual. O dirigente quer ouvir os outros clubes e avaliar o calendário para tomar a melhor decisão a respeito do seu voto.
Segurança
Hoje, no 8º Batalhão de Polícia Militar, a partir das 16 horas, será discutida a estratégia de segurança para o jogo entre Joinville e Vasco. Pela situação na tabela dos dois times, o jogo é considerado de risco. Cerca de 100 homens irão trabalhar nesta partida e terão apoio de 80 seguranças particulares.
Continua depois da publicidade
Apito
O árbitro da Federação Paulista, Marcelo Aparecido de Souza, será o comandante do jogo entre Joinville e Vasco. Ele terá como assistentes Emerson Augusto de Carvalho, também da Federação Paulista, e Jose Javel Silveira, da Federação Gaúcha. Em 2015, ele não apitou nenhum jogo do JEC. Em 2014, esteve no Paraná 2 x 3 Joinville.
Agenda
O JEC se reapresentou ontem no CT do Morro do Meio. Hoje, às 16 horas, a equipe volta aos treinos.
Fim de jejum
Com a derrota de quarta, o JEC perdeu invencibilidade desde 2012 contra o Avaí na Ressacada.
Desmembrou
Está no site da CBF o desmembramento das duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Os duelos contra Cruzeiro, no Mineirão, e Grêmio, na Arena Joinville, ocorrerão em domingos, às 17 horas. O duelo do Grêmio ainda pode ter alteração se não tiver mais nenhuma validade para o campeonato.