A EPT Engenharia e Pesquisas, de Osasco (SP) começou na quarta-feira o trabalho de topografia na área onde será construído o viaduto entre os bairros Vieira e Centenário, em Jaraguá do Sul. Os dois profissionais da empresa responsável estavam acompanhados do topógrafo da Prefeitura Mosart Freitas da Rosa e do arquiteto Evandro Luís Chiodini Silva. A demarcação dos imóveis que serão atingidos deve ser concluída nesta quinta-feira (24).
Continua depois da publicidade
A obra exigiu a desapropriação de 16 terrenos, totalizando cerca de R$ 4 milhões em indenizações. A Prefeitura também terá que desapropriar um imóvel e duas faixas de terreno no lado direito da via, sentido Guaramirim. As negociações com os donos dessas áreas começaram depois porque o projeto inicial não previa a ocupação delas. O Secretário de Urbanismo, Ronis Bosse, afirma que as avaliações não irão interferir no cronograma.
No ano passado, o início das obras foi adiado três vezes. Projetado desde 2004, o viaduto passou por duas modificações. Inicialmente, previa passagem inferior com 14,8 metros de largura, para apenas um carro em cada faixa, mas a administração anterior solicitou que esta medida fosse aumentada para 25 metros, para a passagem de dois veículos por faixa. A previsão é que a construção fique pronta até maio de 2014. O custo previsto é de R$ 5,1 milhões e será custeado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Depois de terminar as medições, o próximo passo da empresa é começar a construção do canteiro de obras. Quando a construção do viaduto iniciar será preciso fazer o corte de energia, água e gás no trecho para desviar as tubulações e fiações. O trânsito também será alterado, mas a mudança será anunciada com antecedência pelo Dnit.
Continua depois da publicidade